Canela abriga primeiro hotel de luxo da rede alemã Kempinski na América do Sul - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Canela abriga primeiro hotel de luxo da rede alemã Kempinski na América do Sul

Sob a bandeira da tradicional rede europeia Kempinski, um empreendimento na Serra Gaúcha alia a proposta residencial com a hospitalidade de um hotel 5 estrelas: o Kempinski Residences Laje de Pedra, que inova ao combinar comodidades da hotelaria de alto padrão com residências de férias em Canela, no Rio Grande do Sul. Rodeada da natureza exuberante, o local promete memórias afetivas numa aura histórica, que cerca o lugar.

A chegada do Kempinski Laje de Pedra à Canela não significa apenas o retorno de um marco da Serra Gaúcha, como eleva o turismo da região a outro patamar e apresenta uma nova forma de desfrutar do lazer com exclusividade. O icônico hotel, que foi por anos considerado o melhor do Brasil, passa por um minucioso trabalho de ampliação e retrofit. Além da hotelaria de altíssimo padrão, o empreendimento engloba também as Kempinski Residences.

Nessa nova fase, o legado de 40 anos do Laje de Pedra se soma à expertise do tradicional grupo europeu Kempinski, que desde 1897 atende aos hóspedes mais exigentes do mundo. Com esse lançamento, a empresa fundada na Alemanha finca pela primeira vez sua bandeira na América do Sul neste empreendimento que, inaugurado em 1978, recebeu hóspedes importantes (como celebridades e políticos) e foi palco de encontros musicais e grandes eventos – alguns deles, decisivos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992.

O projeto arquitetônico original do hotel é do gaúcho Edgar Graeff, a partir de um esboço inicial de Oscar Niemeyer. Para renovar esse importante exemplar da arquitetura modernista brasileira, foi convocado um time com nomes de peso do mercado, que teve o desafio de enaltecer a história do Laje de Pedra, a cultura gaúcha e revitalizar o prédio à altura da elegância de um Kempinski.O projeto de retrofit, que já recebeu prêmios internacionais de design e arquitetura, conta com o trabalho do escritório Perkins&Will, enquanto o design de interiores tem assinatura do escritório Anastassiadis Arquitetos, responsável por projetos como do Palácio Tangará, do Fairmont Copacabana e do Eden Roc, na Riviera Francesa. O paisagismo, por sua vez, ficou a cargo de Sérgio Santana.

Com isso, Kempinski Laje de Pedra envolve apartamentos para proprietários que buscam qualidade, da arquitetura de ponta ao serviço impecável. Um dos pontos altos é a incorporação da laje que dá nome ao hotel a uma piscina ao ar livre, com borda infinita e vista para o impressionante mar de montanhas do Vale do Quilombo. Embalados por elementos da região, como a madeira, o basalto, o couro e a lã, o hotel e as residências se conectam à paisagem local. O projeto, como um todo, sintetiza uma tendência: o respeito à natureza e às pessoas, sem renunciar à excelência do design e dos serviços. “Ao projetar um marco mundial do turismo, não poderíamos apagar as quatro décadas de história do Laje de Pedra, mas, sim, enaltecê-las e celebrá-las”, define o diretor de Design da Perkins & Will, Douglas Tolaine.

Nas Kempinski Residences, os apartamentos também serão totalmente equipados e decorados com a curadoria de Patricia Anastassiadis. Com áreas entre 52 e 216 metros quadrados, eles podem ser adquiridos sob medida em frações, através de escrituras imobiliárias, com investimento a partir de R$ 350 mil. O modelo de compra das residências se baseia no conceito de economia compartilhada – como já se faz com aviões, helicópteros, barcos e outros bens de luxo. A rede Kempinski permite aos proprietários o acesso a uma gama de benefícios e comodidades, dentro e fora do complexo, entre os serviços oferecidos como concierge e lifestyle manager, que cuidarão das atividades rotineiras para os proprietários – desde a chegada até a partida.

A gastronomia é um capítulo à parte: a sofisticada infraestrutura englobará nove operações, entre wine bar, sports lounge & bar, rooftop bar, restaurante autoral e outras opções, incluindo cozinha kosher, para atender a todos os paladares e bolsos. Os proprietários também poderão usufruir de um empório e, claro, da própria cozinha do apartamento, sempre que desejarem uma refeição no conforto de casa.

No complexo, será possível encontrar ainda lojas de conveniência e delicatéssen, fitness center com instrutores e aulas de diferentes modalidades e kids club com monitoria qualificada. O espaço também vai contar com um spa com mais de 1 mil metros quadrados, piscinas aquecidas e serviços de autocuidado.Todos os apartamentos do Kempinski Laje de Pedra contarão com Certificação de Qualidade de Conforto Internacional. Os detalhes, desde o piso aquecido até o sistema de automação, são aprovados pela Rede Kempinski.