Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda - Você se veste para alguém e eu posso provar. - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda – Você se veste para alguém e eu posso provar.

Por mais que alguém diga que não segue moda, que é alheio a tendências e que se veste somente para si, cada um de nós está inserido em algum grupo social, e por mais despretensioso que esse seja há sempre uma informação de moda pertencente ali, afinal moda é resultado de comportamento social.

É natural do ser humano a necessidade de sentir-se pertencente. E isso não é um privilégio dos adolescentes, sinto informar.

Estar adequado a uma ocasião, ambiente e pessoas é requisito básico para estar bem vestido. E isso por si só já se torna uma razão pela qual nos vestimos para o outro, pois ninguém quer sentir-se como ‘um estranho no ninho’.

Um exemplo disso é: ao ir a um casamento você procura saber o local da cerimônia, o horário, o traje adequado, e busca vestir-se de acordo com a ocasião. É fato que alguns deslizam no traje – aproveito para deixar bem claro que jeans não é item de roupa adequado a uma ocasião tão formal quanto casamentos, por mais simples que esse seja – mas a esmagadora maioria sempre procura vestir-se de forma adequada.

– Ah, mas casamento é uma ocasião especial. Claro que precisamos adequar. Fora isso, me visto para mim!

Pergunto: – alguma vez você recebeu um convite de última hora e negou por já estar na rua e não se considerar adequado ao ambiente/ ocasião?

Pois é… se sim, você se veste para o outro.

Somos influenciados, uns mais outros menos, pelo meio social em que estamos inseridos. Viver em sociedade é o que cria essa necessidade de pertencimento e o poder dessa influência uns sobre os outros.

O grande cerne da questão é encontrar o equilíbrio entre pertencer e permitir que a opinião alheia domine a nossa auto estima e/ou nos anule, nos deixe sem opinião própria, sendo apenas modelo de reprodução do meio em que estamos inseridos.

Aliar a necessidade de pertencimento, que está diretamente atrelada à opinião alheia, com uma expressão da própria essência é a chave para tal equilíbrio.

Roberta Mégda
Consultora de Imagem | Estilo e Moda
Instagram: @robertamegda