Relação entre Arte e Arquitetura é a tônica de “Burle Marx e interconexões” - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Relação entre Arte e Arquitetura é a tônica de “Burle Marx e interconexões”

Primeiro ano da Galeria Marco Zero é celebrado com mostra sobre Burle Marx, mostrando a relação entre Arte e Arquitetura, a partir de uma investida dos arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos. Esta é a forma escolhida  para celebrar as conquistas – entre elas a sequência de grandes mostras como as de Samico, Tereza Costa Rego, João Câmara, José Cláudio e Paulo Bruscky – anuncia a exposição ‘Burle Marx e interconexões’. Organizada pelos arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, a mostra apresenta Burle Marx em diálogo com o acervo da galeria, fazendo uma aproximação entre Arte e Arquitetura. “Convidamos João e Luiz pois conhecemos a visão artística com que eles trabalham seus projetos e sua relação com o mundo das Artes.”, explica Marcelle Farias, que comanda a galeria junto com Eduardo Suassuna.  A exposição abre para o público no dia 15 de dezembro.

“Tradicionalmente, em nossos projetos costumamos aliar o Design com a Arte. Então, o convite para organizar essa mostra nos deu muito prazer.  Vamos explorar as diversas facetas do artista que além de paisagista, profissão que o consagrou, também era pintor, escultor e até designer de joias.”, explica Dubeux. “Serão 25 peças ao todo, sendo 11 de Burle Marx e 14 de artistas cujas obras, em nossa ótica, apresentam pontos de contato com ele, como Gil Vicente, José Claudio, Kilian Glasner, entre outros.”, acrescenta Vasconcelos.

Para além do acervo pictórico, o visitante vai conferir intervenções no espaço: um passeio demarcado no piso com inspiração direta nas obras de Burle Marx convida o público a percorrer a galeria. Elementos paisagísticos também estarão presentes, assim como criações orgânicas como um tapete de 4,5m de diâmetro, assinado pelo escritório Dubeux e Vasconcelos. Outro ponto de atenção será uma releitura de sala de estar modernista, com mobiliário assinado por designers como Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Domingos Tótora.

Burle Marx deixou a lista de suas obras em Recife que é extensa e inclui grandes marcos urbanos da capital pernambucana, onde ele assinou 39 projetos de jardins públicos e particulares entre 1935 e 1990, entre eles a Praça de Casa Forte, a Praça do Derby, os Jardins do Campo das Princesas, a Praça Salgado Filho (Praça do Aeroporto), a Praça Euclides da Cunha (Madalena) e os Jardins da Farias Neves (Dois Irmãos). Reconhecido como foi um dos paisagistas mais importantes do século XX, incorporou uma estética plástica à criação de paisagens e foi incansável na experimentação e busca de novas soluções para sua arte. Transportou o paisagismo à lógica das artes plásticas, numa percepção estética singular, através do uso de formas, texturas, cor, volume e sombras, transformando espaços públicos e privados.

 

SERVIÇO

Exposição Burle Marx e interconexões

Local: Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem

Visitação: 15 de dezembro de 2022 até 20 de janeiro de 2023

Horário – seg à sex | 10h-19h | sáb e dom |10h-17h |

Acesso gratuito