Gerald Genta desenvolve novo design no Gerald Charles Maestro 8.0 Squelette - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Gerald Genta desenvolve novo design no Gerald Charles Maestro 8.0 Squelette

Os designs de Gerald Genta recebem um toque moderno no Gerald Charles Maestro 8.0 Squelette, que vê o designer de relógios Octavio Garcia entrelaçar design clássico com tecnicidade afiada. Isto não é à toa. A lenda da relojoaria recebe um toque contemporâneo de Gerald Charles, que deu um toque moderno ao ícone do design de relógios Gérald Genta com formato de caixa distinto no novo modelo.

 

O designer de relógios Octavio Garcia, que passou um tempo desenvolvendo os designs da Genta no início de sua carreira, foi uma escolha natural para reinterpretar o design da Genta em um tour de force técnico por si só. “Enquanto trabalhava com Federico [Ziviani, fundador de Gerald Charles], ele me deu acesso aos arquivos”, diz Garcia sobre como o processo criativo começou.

 

“O Sr. Genta era uma pessoa criativa insaciável, então passar por todos os seus desenhos foi inspirador – e eu também tive o privilégio de conhecer o Sr. Genta em meus trabalhos anteriores. Ele tem uma maneira de olhar para o esqueleto que é bastante particular, e eu consegui entender isso. Portanto, relembrar esses momentos e traduzi-los neste novo projeto também fez parte do processo de desenvolvimento”.

 

Garcia desenhou centenas de iterações à mão, como Genta teria feito, antes de decidir sobre o design final do relógio inspirado no gráfico do céu celestial. “Os primeiros desenhos são baseados em alguns dos trabalhos das peças originais de Gerald Charles, onde tudo é muito linear e mecânico”, acrescenta Garcia.

Este foi o ponto de partida para um maior desenvolvimento. E depois de falar com Federico, sentimos que era muito estático, que talvez estivéssemos muito perto do que já existia. Então comecei a empurrar lenta, mas seguramente para algo mais dinâmico. Então, mantendo o espírito de Genta, mas indo um pouco além, e então as coisas começaram a se tornar um pouco mais parecidas com as estrelas.

 

São quatro relógios Gerald Charles Maestro 8.0 Squelette em um complexo movimento de esqueleto contendo 160 peças corta uma silhueta ultrafina, medindo apenas 2,6 mm. “Nós lançamos um grande desafio para Octavio ao pedir a ele para projetar o Maestro 8.0 Squelette”, diz Ziviani. “Ele não apenas teve que manter o caráter distinto de Gerald Charles, mas também manter o relógio fino e elegante e garantir que permanecesse extremamente funcional enquanto criava uma verdadeira peça de escultura a partir do movimento. Ele aceitou o desafio lindamente e, ao fazê-lo, lançou as bases para uma série de outros modelos e para o futuro da marca como um todo.’

Por isso, Gerald Genta está desfrutando de uma espécie de renascimento agora, com a demanda frenética por seus designs mais famosos. E agora um de seus designs mais obscuros está voltando. Embora Gerald Charles tenha ficado inativo após a morte de Genta em 2011, a marca foi revivida em seu 20º aniversário pelo ex-parceiro de negócios de Genta com um relógio distinto, excêntrico e que reflete muito o estilo do final da carreira de Genta.