Exposição imersiva de Gustav Klimt traz luz e magia para São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição imersiva de Gustav Klimt traz luz e magia para São Paulo

Um verdadeiro mergulho no universo sensível e arrebatador de Gustav Klimt, essa é a proposta da exposição com obras do artista que chega a São Paulo em 2023. “Klimt A experiência imersiva” traz obras emblemáticas do pintor austríaco, que criou, entre 1907 e 1908, o quadro “O Beijo”, uma de suas obras mais celebradas, que trazia seus traços e cores característicos. E agora, passados mais de 100 anos, esta e outras grandes pinturas do artista estarão reunidas na inédita exposição como um grande tributo ao pintor, que vai passar pela capital paulista, depois de receber mais de 350 mil pessoas nas temporadas de Barcelona, Bruxelas, Los Angeles e Madri.

Em suas outras edições, por exemplo, a exposição imersiva contou com grandes salões, alguns com telas de mais de mil metros quadrados, cobertos por projeções das obras do pintor. Existiam também espaços expositivos e diferentes ferramentas utilizadas para aprofundar a experiência interativa. Com o objetivo de guiar os espectadores por dentro das pinturas que Klimt criou, tornando-se um grande representante do movimento Art Nouveau, a mostra também apresenta uma experiência inédita em realidade virtual. Isso porque, ao fim da exposição, os visitantes são convidados a analisar sete das mais famosas obras de Klimt, observando-as em 360º através de óculos de realidade virtual.

Esta mostra, que é multimídia, oferece uma viagem pela vida e obra de Klimt, mais uma imersão por Viena, cidade em que o pintor nasceu, cresceu e desenvolveu sua obra assim como nas outras edições, envolvendo as projeções das obras do artista, além dos espaços expositivos e diversos recursos para tornar experiência interativa ainda mais profunda. Assim, no término da exposição, os espectadores analisam sete das mais famosas obras do artista em 360º, usando os óculos de realidade virtual.

A organização ainda não deu mais detalhes da exposição, como sua data e local, mas a experiência deve ter uma duração entre 60 e 70 minutos. Mas ainda bem que, para os fãs das obras de Klimt, já dá para entrar na lista de espera dos ingressos, no site da FeverUp.

EDITORIAL USE ONLY
Visitors engage with the immersive room at ‘Klimt: The Immersive Experience’ by Fever and Exhibition Hub, which officially opens to the public today. Picture date: Thursday July 28, 2022. PA Photo. The 360-degree digital art experience uses floor-to-ceiling large-scale digital projections in a 20,000 square foot light and sound space to showcase Gustav Klimt’s work. The exhibition also features a Virtual Reality component, which guides visitors on a ten-minute journey through “A day in the life of the Artist”. Photo credit should read: John Nguyen/PA Wire