Com 19 autarquias, a região do Douro é nomeada a capital do vinho europeu em 2023 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Com 19 autarquias, a região do Douro é nomeada a capital do vinho europeu em 2023

A Cidade Europeia do Vinho é um concurso anual lançado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), iniciado em 2012º, e agora a grande novidade é que uma região conhecida pelos seus rios e vinho acaba de ser apontada como a capital do vinho europeu em 2023: o Douro. Esta região portuguesa foi anunciada como a “cidade” europeia do vinho 2023 com o lema “All Around Wine, All Around Douro”. E, apesar de não ser uma cidade, e sim uma região com 19 autarquias, foi anunciado recentemente pela comissão.

O objetivo é a promoção turística e a divulgação das regiões europeias produtoras de vinho e a cidade sempre altera entre os diversos países que fazem parte da rede. “O Douro Patrimônio da Humanidade será, assim, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e da obra secular realizada por gerações de durienses”, diz em comunicado a Comunidade Intermunicipal do Douro – CIM Douro. Que completa dizendo que este é “um dos maiores desafios coletivos que o Douro já assumiu em toda a sua história, materializando o desejo e o pulsar de toda uma região”.

A campanha utilizou o slogan “All Aroud Wine, All Around Douro”, e já estão previstas dezenas de iniciativas ao longo do ano para promover o vinho duriense. A CIM Douro quer mostrar ao mundo muito além do Vinho do Porto, o mais famoso da região do Rio Douro, e explorar todos os grandes vinhos produzidos pelos cerca de 22 mil produtores que estão espalhados pela área. A Rede Europeia das Cidades do Vinho possui 11 países membros: Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia.

A última cidade escolhida havia sido Aranda de Duero, na Espanha que, devido à pandemia de COVID-19, teve seu mandato de 2020, finalizado apenas em 2022. Pelas regras da RECEVIN, em 2023 a cidade europeia do vinho deveria ser portuguesa e o país apresentou três candidaturas, além do Douro, a região sul do país apresentou o “Algarve Golden Terroir”, juntando os municípios de Lagoa, Albufeira, Lagos e Silves, já no norte, o Vale do Lima, com as cidades de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentaram um projeto explorando parte da região dos Vinho Verdes.