Marca de Pesaro anuncia seu novo modelo, leve e prático, Benelli BKX 250/125 - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Marca de Pesaro anuncia seu novo modelo, leve e prático, Benelli BKX 250/125

A Benelli prepara-se para lançar o novo modelo BKX 250 Adventure brevemente, que chega em com duas versões: o modelo S mais focado para estrada, com 150mm de curso da suspensão, e a outra versão mais preparada para todo-o-terreno com 220mm de curso da suspensão. A Benelli BKX 250 é a nova moto de aventura de média/baixa cilindrada da marca de Pesaro, pensada para percorrer facilmente novos caminhos. Além de se sentir confortável no asfalto, a BKX foi fabricada a pensar numa utilização fora de estrada, onde prova ser uma moto prática, leve e acessível.

Concebida no coração da marca de Pesaro, o Benelli Style Centre, a BKX  mostra umas linhas atuais muito simples, com um farol totalmente novo integrado com luz diurna e um farolim traseiro com piscas incorporados. O quadro da BKX é fabricado em aço com uma estrutura em treliça e foi desenhado para maximizar a agilidade da moto, promovendo um maior controlo nas diferentes situações. E, ambas as motos são construídas à volta de um quadro de treliça e de um motor monocilíndrico a quatro tempos de 249cc. Reporta-se que o motor tem 26.3 cv e 21.6 Nm de binário. O motor apresenta injecção electrónica e com uma caixa de 6 velocidades.

Esta aventureira compacta da Benelli vai estar disponível em duas motorizações de 125 e 250cc, com refrigeração por líquido. Gera uns saudáveis 25,8cv às 9250 rpm com 21Nm de binário na versão 250cc e 12,8cv às 9500 rpm com 10Nm de binário na versão 125cc, através de uma caixa de 6 velocidades dotada de embraiagem húmida. A carenagem das duas motos é a característica que a mais define, e parece que ambas apresentam forquilhas não ajustáveis em USD e um amortecedor traseiro. O amortecedor traseiro parece apresentar apenas uma pré-carga mecânica. O sistema de travões tem um único disco de 280 mm de diâmetro com uma pinça de quatro êmbolos à frente e um disco de 240 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de um só êmbolo na parte traseira.

Na roda dianteira de 19 polegadas, encontramos como equipamento de travagem um disco flutuante de 280 mm mordido por uma pinça de 4 pistões e na roda traseira de 17 polegadas, um disco de 240 mm com uma pinça de pistão simples. Mas, claro, as suspensões são um factor relevante para fazer da Benelli BKX uma moto de aventura capaz de ultrapassar os maiores obstáculos fora do asfalto, e por isso ambas as versões equipam na frente uma forquilha invertida com 41 mm de diâmetro com um curso de 180 mm, enquanto na traseira, fixo ao braço oscilante em aço, está um monoamortecedor também com um curso de 180 mm que é ajustável em pré carga na mola.

A Benelli afirma que o depósito de combustível de 13,5 litros da moto lhe proporciona uma autonomia máxima de 400 km. Isto coloca a Benelli a concorrer com o líder da classe adventure de baixa cilindrada, a KTM 390 Adventure, que tem uma autonomia máxima de 386.2 km. Com uma altura de assento de 835 mm, uma altura livre ao solo de 220mm e um peso a cheio de 142kg (165kg para a versão 250cc) a BKX oferece uma grande facilidade de manobra seja à mão seja a ultrapassar obstáculos. Importante mencionar ainda o painel de instrumentos LCD e uma porta USB para carregar os gadgets.