Bar do Pique retorna com drinques exclusivos com homenagens e novos sabores - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Bar do Pique retorna com drinques exclusivos com homenagens e novos sabores

No cenário boêmio de Itapuã, o Bar do Pique, fundado nos anos 1970 pelo renomado casal Vinicius de Moraes e Gessy Gesse, volta à vida pelas mãos das empresárias Renata e Luisa Proserpio, à frente do Casa Di Vina Boutique Hotel. A partir de 16 de novembro, o local, que já foi palco de encontros memoráveis com figuras como o pintor Calasans Neto e o escritor Jorge Amado, promete resgatar a atmosfera única da época de ouro da cultura brasileira.

A nova Carta de Drinques do Bar do Pique, assinada pelo conceituado mixologista Laércio Zulu, traz uma fusão intrigante entre ingredientes locais e a história rica da casa. Sob títulos como ‘Licença Poética’, ‘Regra Três’ e ‘Aquele Abraço’, Zulu demonstra sua habilidade em criar experiências sensoriais únicas, recriando o espírito descontraído e inspirador que permeava as noites no Bar do Pique.

Com uma abordagem de coquetelaria livre, Zulu é reconhecido como um dos 50 bartenders mais influentes e inovadores do mundo, sendo pioneiro em valorizar ingredientes nacionais e de comunidades originárias em suas criações. Atualmente, ele empresta seu talento como mixologista do Grupo Saints em São Paulo, supervisionando dez operações que variam de choperias a restaurantes de cozinhas internacionais.

O nome peculiar do bar, ‘Pique’, revela uma curiosa dualidade de significados. Enquanto para a turma de artistas era sinônimo de animação, para Gesse, esposa de Vinicius, era um pedido por tranquilidade em casa. O bar surgiu como uma solução para o agito constante, proporcionando a cada frequentador a oportunidade de pagar sua própria cerveja ou uísque, em um ambiente onde reinava a paz. O nome, além disso, é uma sutil referência à bem-humorada frase “Se pique de minha casa”, registrada no livro “Minha Vida com o Poeta” de Gesse.

Ao resgatar não apenas a estrutura física, mas também a essência e as histórias que permeiam o Bar do Pique, Renata e Luisa Proserpio oferecem aos amantes da boa bebida e da cultura um ponto de encontro único. Este renascimento promete não apenas homenagear o passado, mas também criar novas memórias em um local que continua a ser um ícone da boemia baiana.