Conheça o novo Ferrari 296 GTS que redefine o conceito de diversão - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Conheça o novo Ferrari 296 GTS que redefine o conceito de diversão

A Ferrari acaba de revelar o 296 GTS, um esportivo híbrido plug-in de dois lugares conversível, com motor central-traseiro, que custa R$ 1,8 milhão na Europa mas deve chegar no Brasil por mais de R$ 6 milhões devido aos nosso pesados impostos. Um teste de condução do novo Ferrari 296 GTS é uma perversa aventura de pilotar um carro de corrida de 819 cavalos. A fábrica da marca em Maranello fez esta experiência inesquecível na região da Toscana em meio as colinas que lhe rodeia para mostrar que este é um dos melhores modelos quando se fala de tempo gasto ao volante.  de um de seus melhores supercarros de motor central é uma ocasião importante, é claro, mas agora, aqui – isso parece ainda mais transcendente.

O 296 GTS é um quarto modelo híbrido plug-in da marca, na verdade, uma versão com capota retrátil do 296 GTB equipado com um V6 turbo de 663 cv acoplado a outro motor elétrico de 122 kW (167 cv). A potência combinada é de 830 cv, com torque máximo de 75,4 kgfm a 6.250 rpm. A tração é traseira e o câmbio é o DCT de dupla embreagem e oito marchas, similar a alguns outros modelos da marca. A velocidade máxima é de 330 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Há quatro modos de condução: eDrive (roda apenas com o motor elétrico e a velocidades de até 135 km/h), Hybrid, Performance (o motor de combustão interna está sempre ligado) e Qualify (prioriza o desempenho).

A sigla GTS significa Gran Turismo Spider e é o primeiro modelo Spider de produção da marca italiana a adotar o propulsor de seis cilindros. O V6 é 30 kg mais leve quando comparado às configurações anteriores V8 que costumavam equipar os esportivos da marca. Além disso, o modelo adota o uso extensivo de materiais leves, permitindo um peso seco de 1.540 kg, com relação peso/potência de 1,86 kg/cv. O visual mescla elegância com esportividade, abusando das linhas arredondadas. Na traseira, um vidro permite contemplar o motor V6. Além disso, sua capota rígida se abre ou fecha em apenas 14 segundos, podendo ser ativada a velocidades de até 45 km/h.

A bateria de 7,5 kWh fornece ao 296 16 milhas de alcance de emissão zero de EV, para que você possa dirigir pela cidade quase em silêncio, caso prefira um estado mais meditativo. Mas o que essa eletrificação acrescenta são múltiplos de grandeza em comparação com o que você pode perder, já que o motor de 165 cv – encaixado entre o V6 e sua transmissão de dupla embreagem de oito marchas – fornece preenchimento de torque de maneiras que os turbos simplesmente não podem.

Como os motores elétricos fornecem torque instantâneo total, o sistema da Ferrari catalisa a decolagem no momento em que o acelerador é pressionado, disparando o 296 GTS até que os turbos duplos acelerem e entrem em ação, fazendo o droptop gritar em rotações e velocidades cada vez maiores. Não são apenas cavalos totais que os motores elétricos adicionam aos 654 cv provenientes da combustão, é como esse empurrão cai instantaneamente assim que você pisa no acelerador.

O 296 GTS explode nas curvas, saltando de ziguezague em ziguezague com equilíbrio relativamente leve, manuseio preciso e deliciosas rajadas de aceleração. Sua velocidade máxima de 205 mph, 819 cavalos de potência total, 546 lb-ft de torque e sprint de 0 a 62 mph em menos de três segundos são impressionantes no papel, mas sentir a explosão do 296 GTS na carne emociona em outro nível, de acordo com os primeiros avaliadores do modelo. E por não ter tração nas quatro rodas, o supercarro de curta distância entre eixos fica mais do que feliz em deixar o eixo traseiro balançar apenas o suficiente para arrepiar os cabelos na parte superior da coluna.