Que tal fazer uma rota do Whisky na Escócia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal fazer uma rota do Whisky na Escócia

O mundo dos destilados ficou estupefato no verão passado, quando um comprador anônimo da Ásia pagou cerca de US$ 19 milhões por um barril incrivelmente raro de single malte Ardbeg destilado em 1975. O uísque de quase 50 anos é o líquido mais antigo que a marca cult Islay já lançou. ; mas o preço do barril solitário é mais do que o dobro do que o proprietário da Ardbeg, a Glenmorangie Co., pagou por toda a destilaria, incluindo todo o estoque em 1997, como apontou o Financial Times . Ele também quebrou o recorde anterior de um único barril em vários milhões de dólares.

Isso despertou para uma possibilidade para quem gosta de um bom whisky ou vê a bebida como uma grande oportunidade de negócio com a busca de barris de valor inestimável, cervos troféus e castelos aconchegantes em uma excursão esportiva de luxo para a Escócia. Com garrafas de single malts de 50 anos de idade de destilarias de reputação semelhante, alcançando rotineiramente cerca de US$ 50.000 – ou até mais se estiverem em decantadores sob medida, como os produzidos por The Macallan (com Bentley) e Bowmore (com Aston Martin) – em nas raras ocasiões em que estão disponíveis. Estes podem render ainda mais em leilão e no mercado secundário, e representam um grande investimento por si só.

A quebra por garrafa do barril Ardbeg de 1975 chega a cerca de US $ 45.000, pois renderá cerca de 440 garrafas no total. Muitos deles podem valer ainda mais nos próximos anos, especialmente porque apenas 88 garrafas serão enchidas a cada ano, com o uísque restante continuando a envelhecer no barril. Portanto, os colecionadores de uísque mais abastados do mundo não estão coçando a cabeça com o preço “astronômico”, mas tentando descobrir como conseguir um barril ultrarraro para eles.

As principais autoridades do setor, o Distilled Spirits Council of the United States (DISCUS) e a Scotch Whisky Association (SWA) estimam que existam cerca de 22 milhões de barris amadurecendo em armazéns na Escócia em suas mais de 140 destilarias de uísque escocês, “esperando para serem descobertos” – um número surpreendente e que vale muitos bilhões de dólares, embora, é claro, apenas um pequeno número deles esteja na mesma liga que o Ardbeg ’75. E na sequência dessa venda, encontrá-los agora vai instigar missões na ordem de Indiana Jones.

Contudo, uma investigação minuciosa pela equipe da Maxim, apurou que há um “número muito limitado de barris raros em destilarias como Ardbeg e Glenmorangie”. E, por isso, que estiver interessado em adquiri-los, podem entrar nessa caça e experiência única para qualquer conhecedor sério de single malt escocês. Porém, deve-se lembrar que não há mercado regulamentado para barris maduros ou em maturação de uísque escocês, nenhuma lista oficialmente publicada de preços de compra e venda de barris de diferentes destilarias ou em diferentes idades e nenhum mecanismo estabelecido para venda.

Os barris de uísque escocês não são uma mercadoria negociada regularmente em um mercado aberto. É negociado dentro da indústria, às vezes por meio de corretores de uísque escocês, mas principalmente por contrato entre misturadores e destiladores. E embora isso possa começar a mudar agora que a Ardbeg (que doou parte dos lucros para instituições de caridade) mostrou quanto dinheiro pode ser ganho, mas muito poucas das conhecidas destilarias de uísque com as quais conversamos têm um programa de barris adequado para os consumidores, ou investidores no momento. Por isso, uma coisa é clara se você quiser se antecipar: ter conexões é fundamental.

É aí que empresas como a Away from the Ordinary, uma empresa escocesa de viagens de luxo sob medida fundada pelo ex-executivo financeiro Aeneas O’Hara, podem ajudar. Você pode ou não voltar para casa com um pedido de compra assinado para um barril no valor de milhões de dólares, mas O’Hara e sua equipe podem levá-lo à porta de muitas destilarias fechadas ao público. Eles também podem garantir que você se divirta muito na Escócia enquanto segue sua busca.

“Seja caça, pesca, falcoaria, comida com estrela Michelin ou uísque raro”, seja qual for a sua paixão, Away from the Ordinary pode garantir que você se satisfaça, O’Hara nos diz. Com contatos “apenas para apresentação” em algumas das melhores destilarias e engarrafadores independentes da Escócia, O’Hara pode fornecer acesso a “especialistas da indústria que muitas vezes não estão listados em nenhum lugar e são muito criteriosos com quem trabalham. Não é possível apenas enviar um e-mail ou ligar diretamente para eles; eles confiam em relacionamentos estabelecidos e confiáveis…. Tendo comprado tonéis nós mesmos, temos experiência nesses assuntos.”

E esses especialistas também podem ajudá-lo a evitar barris que “esgotaram” com o tempo – mais velhos nem sempre são melhores – ou aqueles que ficaram meio vazios devido à evaporação ao longo dos anos, conhecidos como “a parte do anjo”, que pode ser acelerada pelas más condições do armazém. Obviamente não é o tipo de retorno sobre o investimento que você tinha em mente, sem dúvida, então deixe o termo caveat emptor guiá-lo em sua busca.

Ao caçar barris raros, é melhor fazer a coisa de maneira adequada e com estilo, e fazer com que Away from the Ordinary o instale em um castelo de uso exclusivo, o que significa que você compra toda a propriedade durante a sua estadia – até 20 quartos se você quiser trazer um monte de amigos que pensam como você. Os preços começam em cerca de $ 20.000 por semana e vão até $ 200.000 ou mais para um apartamento verdadeiramente palaciano com uma equipe completa, incluindo um chef particular. Algumas das propriedades mais esportivas podem até oferecer caça, tiro e pesca em sua propriedade.

“Cada viagem com Away from the Ordinary é elaborada exclusivamente de acordo com os gostos e desejos de nossos clientes”, diz O’Hara. “Cada cliente tem um consultor de viagens de luxo dedicado, que usa seu profundo conhecimento local para criar uma incrível e autêntica experiência de viagem escocesa. Cada pessoa é diferente e honramos isso ao planejar nossas viagens sob medida, valorizando os luxos mais raros de tempo, quietude e espaço. Oferecemos percepção e conforto, permitindo que nossos clientes se conectem totalmente com a cultura escocesa e as incríveis acomodações, comida, uísque, história e atividades ao ar livre pelas quais a Escócia é conhecida.”