Confira roteiros que têm a cachaça como atração - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Confira roteiros que têm a cachaça como atração

Além do vinho, do café e das cervejas especiais, a cachaça é um grande destaque no país, figurando inclusive como patrimônio cultural do Brasil. A bebida tem impulsionado a economia de vários municípios do país e atraído turistas de todo o mundo.  A cachaça é mais um ingrediente nacional trabalhado pelo Ministério do Turismo, por meio do projeto Experiências do Brasil Rural. Os roteiros que têm a bebida como atração incluem o Caminhos de Dona Francisca (SC), a Rota do Engenho (SE) e a Rota Turística do Café (SP). O projeto busca fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes.

Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sua produção pode ser encontrada em mais de 800 cidades brasileiras, sendo mais da metade fabricada nos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao todo, o Brasil produz anualmente 1,4 bilhão de litros de cachaça e exporta a bebida para países como Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.

 

Em alguns destes municípios brasileiros é possível também realizar atividades turísticas como a visitação, degustação e até a harmonização da cachaça com outros ingredientes gastronômicos. Diante de toda essa potencialidade, a Agência de Notícias do Turismo preparou um “roteirinho” com alguns destinos do país para os apaixonados e curiosos pela bebida, que é o destilado mais consumido do Brasil e o terceiro do planeta. Este é um roteiro da cachaça que movimentam turismo brasileiro, atualmente, contemplando alguns dos principais polos produtivos que também representam importantes destinos do país, entre os quais estão São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Vale conferir:

 

PARATY (RJ) – Sinônimo e referência em cachaça, a cidade fluminense é uma das produtoras mais antigas da bebida – desde a época do Brasil Colônia (1.600). Hoje, os alambiques existentes são atrações turísticas para ninguém botar defeito. Entre as principais destaca-se o Engenho D’água, produtora da cachaça bicentenária “Coqueiro”, e o Engenho d’Ouro, onde o visitante pode se deliciar com uma culinária caseira e cachoeira. Além disso, a cidade possui um museu específico da bebida, situado no alambique Paratiana, e sedia, anualmente, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. Vale a pena conferir.

 

TIRADENTES (MG) – Falar de cachaça e não citar Minas Gerais seria um pecado, não é mesmo? O estado é repleto de destinos inesquecíveis onde é possível apreciar a bebida. Por aqui, escolhemos a cidade de Tiradentes, que possui uma longa história de produção de cachaça e que fica perto de outras localidades imperdíveis. A 20 km de lá, em Coronel Xavier Chaves, o visitante pode encontrar o alambique mais antigo do Brasil. Um pouco mais perto, no distrito de Bichinho, o turista consegue acompanhar todo o processo de fabricação, desde o canavial até o armazenamento, terminando com a degustação. Se quiser levar de lembrança, o Ateliê da Cachaça oferta mais de 1.100 rótulos para você escolher. É ou não é a terra da cachaça?

 

LUIZ ALVES (SC) – Quem disse que só há produção de vinhos em Santa Catarina? No estado, a cidade de Luiz Alves ostenta o título de Capital Catarinense da Cachaça. Famoso pela produção de destilados à base de melado, o município possui uma rota com dez alambiques premiados, abertos para a visitação de turistas, que podem acompanhar o processo de fabricação do destilado e, depois, degustarem as bebidas. A produção de cachaça é um dos principais eixos econômicos da cidade e já rendeu a aproximação com distribuidores na Europa e nos Estados Unidos. Situada no Vale Europeu, Luiz Alves fica perto de destinos famosos, como Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú.

 

 

INDIAROBA E SANTA LUZIA DO ITANHY (SE) – O Nordeste brasileiro também possui diversos atrativos para os amantes de uma boa cachaça. Nas cidades de Indiaroba e de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, é possível viajar no tempo, mais precisamente até o período colonial, para conhecer a importância dos engenhos, da prática canavieira e da produção de cachaça. Entre os atrativos da rota está a visita à Fazenda Priapu, onde é possível conhecer o processo artesanal de produção da bebida desde a colheita da cana-de-açúcar até o armazenamento em barris para envelhecimento e posterior consumo. Uma verdadeira experiência no interior nordestino.

BELÉM (PA) – Ir a Belém e não tomar a famosa cachaça de Jambu não é um dos pecados capitais, mas chega perto. Brincadeiras à parte, a bebida criada no bar “Meu Garoto” é um marco para a gastronomia paraense e uma curiosidade para os milhares de turistas que visitam anualmente o estado. Alguns recomendam o consumo junto ao caldo de peixe, e outros, apenas para degustar. O que não pode faltar é experimentar essa delícia. O local também apresenta outras versões de cachaça, como as de cupuaçu e de açaí, frutos típicos da região. Além da capital paraense, os turistas podem encontrar a bebida em Manaus (AM), no Acre e em Rondônia.