A moda e a arte se unem em nova coleção de alta costura da Schiaparelli - Blog Ana Cláudia Thorpe
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A moda e a arte se unem em nova coleção de alta costura da Schiaparelli

Schiaparelli leva o Inferno de Dante ao Petit Palais em coleção de alta-costura desenhada por Daniel Roseberry, na última segunda-feira (23). A coleção primavera-verão 2023 de Roseberry foi inspirada em Dante e na Divina Comédia. “É uma comédia e não uma tragédia, então eu não queria escuridão, mas um sentimento caloroso, bonito, positivo. Ter a sensação de que havia luz no fim do túnel”, sorriu Roseberry, antes de receber os aplausos de Olivier Rousteing, que se juntou ao seu colega Ludovic de Saint Sernin na primeira fila.

O desfile começou em preto e branco, com corpete incrustado de conchas sobre calça preta de jérsei, adornado com brincos triangulares de latão dourado, os mesmos dos cobiçados convites do desfile. Em várias ocasiões, Roseberry fez referência ao formato do frasco da fragrância Shocking, assinatura da casa, primeiro com um espartilho de veludo elástico e depois com uma jaqueta branca sob medida com uma cobra de resina preta no pescoço.

Roseberry cortou com bravura abrigos acolchoados em forma de ampulheta, amarrados na parte de trás; boleros radicais finalizados com pompons de mohair; e uma blusa de guipur pintada à mão com gola larga digna de Catarina de Médici. Além disso, o gosto do estilista nascido nos Estados Unidos pelos amados sutiãs cônicos de Schiaparelli estava em plena exibição em um sublime vestido coluna de lantejoulas metálicas bege, finalizado com piercings de latão e cristal facetado à mão.

Nesse desfile, dezenas de clientes usaram sutiãs cônicos em casacos e jaquetas, todas admiradas com a ousadia de Roseberry. “É a ideia de que para chegar ao paraíso você tem que passar pelo inferno. Dante foi para o inferno no meio de sua vida, e eu adorei que todos os animais representassem um vício diferente”, explicou Roseberry, antes de fazer uma pausa para abraçar Jenner. “Foi magnífico. Quero tudo!”, opinou Kylie.

O show então começou com um impressionante vestido coquetel de leopardo da neve pintado à mão, novamente apresentando uma cabeça de resina hiperrealista, usada pela supermodelo veterana Shalom Harlow. Mais tarde, Irina Shayk apareceu em um vestido de veludo preto ostentando uma cabeça gigante de leão de resina, enquanto Naomi Campbell chamou a atenção novamente com uma cabeça de lobo de resina preta saindo de um casaco de pele falsa. O leopardo, o leão e o lobo empalhados representavam, respectivamente, luxúria, orgulho e ganância.

Em uma coleção intitulada ‘Inferno’, a descida de Dante ao inferno foi refletida em uma saia de cetim justa, encimada por um extraordinário plastrão de marchetaria de madeira do Ceilão. Os momentos de pesadelo do poema de 14.233 versos foram evocados com uma máscara de latão martelada à mão no estilo de Picasso, que o modelo usava com desenvoltura em uma performance impressionante; e um momento Goldfinger em que a modelo usava calças pretas de smoking, enquanto seu torso estava simplesmente encharcado de ouro.

Enquanto isso, os terninhos listrados à la gangster Mr. Pearl e os smokings Shocking eram mais discretos, mas adequadamente surreais. Tudo culminou em um ótimo remix de Diana Ross de Lullabies & Lullabies, e uma grande salva de palmas no final quando Roseberry deu uma longa volta na passarela, antes de correr para os bastidores. Anna Wintour liderou a procissão para parabenizar o americano por uma vitória completa. “Com Schiaparelli, quero manter essa ideia de que as pessoas não sabem o que vão experimentar quando vêm ao nosso desfile”, concluiu o costureiro.