Chanel lança homenagem simbólica com "Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles" - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Chanel lança homenagem simbólica com “Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles”

A Chanel está lançando uma coleção de relógios-joia em homenagem às costureiras. Este é um grande destaque para o começo do ano da casa de alta costura, que acaba de lançar sua mais recente criação de relógios que remonta as origens do trabalho de sua criadora: Gabrielle Chanel, ou como ficou mundialmente conhecida, Coco Chanel.

Esta é uma coleção de cinco relógios com mostrador abaulado, uma homenagem à almofada da agulha que nunca saiu do pulso de Gabrielle Chanel. Essas cinco peças são de edição limitada e assim homenageiam a história da casa Chanel. Com isso, este simples acessório bem conhecido para costureiras, a almofada de alfinetes, inspira o mundo da alta relojoaria neste início de 2023.

Mas, a casa Chanel não lança uma coleção simples, pois essa é uma linha exclusiva de relógios que se assemelham a rolamentos de agulha, chamada “Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles”, que traz todas as características da Maison. O relógio Perles, por exemplo, homenageia assim as joias emblemáticas da marca, como colares longos, correntes trançadas e broches bizantinos.

O relógio Dentelle remete às camélias, símbolo da casa; o relógio Tweed lembra o tecido caro a Coco Chanel; a decoração Matelassé é, sem surpresa, uma referência às icónicas malas da casa e, por fim, o relógio Broderie destaca o trabalho de um tecido preto bordado com lantejoulas. Tudo foi desenvolvido como um verdadeiro trabalho de artista pela equipe criativa de design de relojoaria, sob o comando de Arnaud Chastaingt, diretor do estúdio de design relojoeiro Chanel, que explicou em um comunicado de imprensa o quanto essa ferramenta de know-how do costureiro o inspirou.

“Sou fascinado pelo design de objetos cuja arquitetura nasce de uma necessidade prática. Em termos de estilo, a alfineteira assina o pulso com autoridade, sua presença é impactante”, diz.

De acordo com o criativo, o formato oversized não prejudica em nada o seu conforto, adaptando-se a todos os pulsos. “Gosto do desenho aleatório das agulhas que pontuam a superfície da almofada. Ordenadas, desordenadas, as cabeças de alfinetes costuradas na cúpula de tecido criam uma decoração que evolui durante o trabalho de alfaiataria”, comenta.

“Adotei o espírito desta ferramenta para criar um relógio. Enquanto sua arquitetura tem a audácia da simplicidade, seu mostrador superdimensionado joga com o excesso e oferece uma incrível superfície de expressão”, destaca.

“Sonhei com esta criação como uma tela em branco para os mais ousados ​​Métiers d’art. Imaginei cinco quadros para esta coleção: uma renda de camélias, uma composição de bolsas icônicas, joias espalhadas em tweed preto, um bordado de diamantes e uma jaqueta no estágio de modelagem”, completa.