Britânica Triumph mostra a Speed Triple RS que evoluiu em qualidade e requinte - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Britânica Triumph mostra a Speed Triple RS que evoluiu em qualidade e requinte

A nova Triumph Speed Triple RS evoluiu no sentido em que todas as chamadas hypernaked evoluíram, ganhando muitos cavalos, foco na performance e componentes de topo para satisfazer a necessidade da marca inglesa de oferecer mais. E, neste caso, se a Triumph Speed Triple RS foi uma afirmação no que diz respeito à capacidade de equipar um modelo com tudo do “bom e do melhor”, a Triumph Speed Triple RR é uma confirmação sobre a afirmação anterior.

O quadro leve, os travões Brembo Style-ma, as manetes Brembo MCS totalmente ajustáveis – tudo isto está presente no modelo naked foi replicado na RR,com a adição de suspensões eletrónicas semi-ativas Ohlins Smart EC 2.0, pneu Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 e uma posição de condução mais desportiva,a pensar em apenas uma coisa: perfor-mance. A Triumph equipou também esta moto com um painel TFT de 5” acores – minimalista na sua visualização principal – mas que oferece toda a informação necessária quando acedemos aos restantes menus.

Todos os conhecidos sistemas de controlo de tração e ABS em curva também estão presentes, assim como cinco modos de condução diferentes, incluindo o modo “Track”. A suspensão dianteira e o amortecedor traseiro são totalmente reguláveis através do painel TFT, com uma enorme possibilidade de combinações de afinações.

A travagem, como referido, também é totalmente regulável através da manete da Brembo e é extremamente mordaz. Mais importante, é muito precisa. Conseguimos sempre perceber bem a força necessária para parar exatamente onde queremos, o que é importante numa moto que promete grandes desempenhos. Por isso, a moto parece até uma Hooligan disfarçada, pois a Speed Triple RR emana confiança e esplendor, mas isso é apenas a aparência de um lobo na pele de cordeiro. Com 177 cv e um binário máximo de 125 Nm às 9.000 rpm, esta moto pode ser tudo menos civilizada, mas apenas quando queremos.

Devido às normas EURO5(cumpridas por este motor), é possível notar que o tricilíndrico perdeu alguma da sua suavidade em baixa rotação, sendo necessário um pouco mais trabalho de passagem de caixa para que este se mantenha delicado a baixas velocidades. Ainda assim, proporciona uma condução fácil e despreocupada na cidade e em ambiente urbano, muito também devido ao Quickshifter Up & Down de série. Mas é na faixa média de rotação que sentimos que este motor quer gritar com toda a força e mostrar a sua alma. Apesar das restrições, o som emitido pela admissão é fantástico e leva-nos a pedir sempre um pouco mais do punhodireito – o que nem sempre é bom na via pública, onde rapidamente estamos a exceder o limite de velocidade, sem sequer darmos conta.

Isto porque a ciclística da Triumph Speed Triple RR é uma obra de engenharia fantástica, dando a sensação de que estamos sempre seguros e a circular a velocidades razoáveis. A posição dos avanços é semelhante a qualquer superesportiva que encontramos no mercado, mas a posição das pernas faz-nos lembrar uma naked, deixando a dúvida de como podemos categorizar esta moto. Contudo, este compromisso entre uns avanços bastante agressivos e uma posição das pernas mais “relaxada” permite que a moto seja razoavelmente confortável em qualquer situação do dia a dia, sem perder o carácter desportivo que a Triumph procura com este modelo.

A Triumph Speed Triple RR aparece na categoria“Roadster” no site da marca, mas, para os especialistas, esta moto fica claro que compete com as motos desportivas da atualidade. É certo que os números são um pouco inferiores, no que à potência diz respeito, porém, para o utilizador comum, eles acreditam que será provavelmente mais fácil extrair tudo desta moto do que de uma outra com mais de 200 cv. A facilidade de condução é explicada pela suavidade do motor tricilíndrico de 1.160 cc, aliado a umas suspensões que leem as irregularidades do piso e a nossa condução de forma imperial. Mais, a facilidade com a qual se consegue parar esta moto também nos permite extrair todo o seu potencial, sabendo que o quadro suporta todas estas forças e componentes de forma extremamente competente.

Não será na via pública que vão conseguir explorar ao máximo esta moto– pelo menos dentro dos limites legais– mas levando a Triumph Speed Triple RR para o Circuito do Estoril (hipoteticamente falando), conseguirão perceber que os limites impostos nesta moto pela Triumph estão numa liga que poucos conseguem alcançar. Apesar disso, na via pública é uma moto extremamente prazerosa de circular, preferencialmente em estradas abertas e que permitam desgastar as laterais dos pneus.