Ducati apresenta uma moto de corrida com a Desmosedici GP 22 - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Ducati apresenta uma moto de corrida com a Desmosedici GP 22

O final da temporada do Moto GP de 2021 foi espetacular para a Ducati, quatro vitórias nas últimas seis corridas e três lugares no pódio em Valência, resultados que demonstraram o potencial da marca de Borgo Panigale. Apesar de ótimos resultados em 2021, a Ducati ficou sem chances de ficar com um título mundial por mais um ano, algo que só conseguiu em 2007 com o piloto Casey Stoner, mas em compensação levou os campeonatos de fabricantes e equipes do ano passado. Mas, agora a marca traz novidades com o piloto Enea Bastianini que terá em 2023, pela primeira vez na carreira, uma moto de fábrica: uma Ducati.

Estreou-se na MotoGP em 2021 pela Avintia Esponsorama Racing aos comandos de uma Desmosedici GP19 e no ano passado pilotou uma GP21, uma máquina com muitas diferenças para a anterior. Ganhou quatro provas em 2022 e subiu outras duas vezes ao pódio, a que juntou uma pole position e três voltas rápidas. Este ano tem finalmente à disposição a versão mais atual da Desmosedici, a GP23. E pese embora ainda só tenha experimentado a moto um dia, em Valência, e tenha sido apenas a primeira versão da moto, as diferenças que notou são muitas, confirmou há dias à margem da apresentação da Ducati.

Como se tudo isso não bastasse, o primeiro contato com a GP 22 nos testes deste início de ano foi bem positivo para os pilotos oficiais. Pecco Bagnaia estava prestes a baixar o recorde absoluto da pista em Jerez com um pneu médio e chegou a assegurar que a moto que já era perfeita ficou ainda melhor para este ano. Agora, quem causa mais “medo em seus rivais” é Luigi “Gigi” Dall’Igna, engenheiro, e que também é o diretor geral da Ducati Corse, que fez uma revolução total, aplicando mudanças radicais no chassi e no motor completamente novo, e em particular inovações também na aerodinâmica da Desmosedici GP.

“O objetivo sempre foi encontrar mais potência, essa ainda é a nossa principal filosofia, mantendo a dirigibilidade do motor anterior. Acho que atingimos um bom nível deste ponto de vista. Todos fizeram um ótimo trabalho, agora temos que testá-lo em um circuito onde o motor importa muito, como Sepang, onde realizaremos os testes de 5 a 6 de fevereiro e lá poderemos entender se fizemos progresso. Além do motor, desenvolvemos também importantes mudanças aerodinâmicas. Já testamos em Jerez um protótipo do que definitivamente veremos em Sepang, que mais tarde vamos evoluir e melhorar se pudermos. Os nossos pilotos já estavam bastante contentes, mas estou curioso pelos primeiros comentários que teremos agora”, explicou Gigi Dall’Igna.

Além do que Dall’Igna mencionou, podemos ver algumas imagens detalhadas da nova Desmosedici GP 22 que Pecco já testou. Nas fotos é possível ver algumas mudanças aerodinâmicas, por exemplo na parte traseira, ​​que está ainda mais estilizada e menos volumosa do que nas versões anteriores. A pintura apresentada mostrou o tradicional vermelho da marca, sem muitas alterações. Outra grande novidade foi a primeira visão de Enea Bastianini integrado ao time.

“Vestir as cores do time oficial é uma grande emoção, e agora cabe a mim provar que mereço esta oportunidade. Estou empolgado com a nova temporada! Felizmente, não precisarei esperar muito para poder pilotar minha Desmosedici GP vermelha na pista. Em algumas semanas, estaremos em Sepang para o primeiro teste do ano, e será um momento crucial para conhecer melhor os caras da equipe e, acima de tudo, para começar a trabalhar na moto”, disse Bastianini.