Maior festival gastronômico do país aporta na Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Maior festival gastronômico do país aporta na Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais

Evento reunirá estabelecimentos de 18 cidades de São Paulo e Minas Gerais, durante dois meses, em um evento que é o maior festival gastronômico do país numa proposta da Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico da Serra da Mantiqueira, que realizará entre os dias 2 de junho e 30 de julho de 2023 o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha.

Este será o primeiro festival regional a reunir as cidades da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil, com dois meses de duração.  A entidade também é uma ferramenta de divulgação da gastronomia regional. O Festival reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

 

No estado de São Paulo, as cidades envolvidas são Campos do Jordão, Cunha, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier. No lado de Minas Gerais, participarão Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Caxambu, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Gonçalves, Itajubá, Monte Verde, Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Lourenço e São Thomé das Letras. Diferentemente dos festivais já existentes na região da Mantiqueira, que são realizados individualmente em algumas das cidades na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas e vender pratos, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem o único objetivo de divulgar a gastronomia da região nas mídias locais, regionais e nacionais.

 

O evento ocorre na Temporada de inverno pois nesta época a região recebe, em média, 3,5 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo. Com isso, o evento se tornará uma grande vitrine para que o trade gastronômico e as marcas possam divulgar seus produtos ou serviços, pois ocorrerá em uma época de grande visibilidade da mídia nacional, que foca suas pautas nesta importante região, cercada por muita natureza exuberante, que é o maior atrativo dos turistas.

 

Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o Festival. Ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.