Um tributo a Gianni Versace com o Barroco de Catania - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Um tributo a Gianni Versace com o Barroco de Catania

One Night with Gianni é uma homenagem a Gianni Versace e o barroco de Catania trazendo toda a relação do estilista e da sua casa no cenário perfeito do Palazzo Biscari. Muitos conhecem Gianni Versace, fundador da grife homônima e pioneiro do prêt-à-porter italiano, junto com aquele grupo de grandes nomes que levaram Milão ao topo do mundo na década de 1980. Poucos, por outro lado, conhecem o Palazzo Biscari, que é uma pérola rara situada no coração de Catânia, um palácio de estilo barroco (mas não só, rococó e muito mais) que viu eventos e intrigas familiares dentro de suas paredes.

Da união dessas duas almas – porque os edifícios tão ricos em história e beleza quase parecem ganhar vida – nasceu a exposição de tributo à sua maneira perfeita, One Night with Gianni:  Gianni Versace Baroque Tribute. “Prestei uma homenagem, não só a Gianni Versace”, explicou a curadora da exposição Sabina Albano, “mas à Sicília, à cidade de Catania e sobretudo a este lugar fantástico e imaginativo que é o Palazzo Biscari. Pensei em fazer dialogar as roupas de Gianni Versace, principalmente as da coleção de 1992, com um grande ecletismo inspirado no barroco. Pensei em fazer o visitante fazer uma viagem quase mítica, acompanhando-o nesta caixa efervescente dos salões do Palazzo Biscari. Por isso pensei em guiá-lo numa noite imaginativa com Gianni Versace, percorrendo estes tecidos, guiado pelo que o rodeia numa viagem cada vez mais profunda”.

 

O resultado é uma jornada – na verdade – para descobrir alguns dos vestidos mais icônicos entre os inspirados no barroco e criados por Gianni Versace. Ternos e vestidos estampados em perfeita união com as paredes dos quartos em que se alojam, como se simulassem uma relação simbiótica entre moda e arquitetura. Prosseguindo por graus de intimidade, passamos das roupas para o quarto, onde é apresentado um dos primeiros protótipos da coleção Versace Home Signature, um edredom desenhado por Gianni Versace para sua casa em Miami.

Em seguida, um escritório, com os livros mais icónicos dedicados ao criador e um roupão de seda com o famoso motivo dourado, inspirado na Grécia Antiga e tornou-se o sinal inconfundível de reconhecimento da marca. Por fim, uma banheira funda de pedra com roupão e mesa posta para dois, para simular uma conversa silenciosa, mas envolvente, com o famoso estilista que foi assassinado em Miami em 1994. Precisamente nesse ano, após a tragédia que abalou a moda italiana e não só, nasceu a ideia de uma coleção particular a que pertencessem as roupas expostas. O proprietário é Antonio Caravano, que, na época jovem, viajava muito e trouxe diversas peças do estilista quando ia para Miami.

Também deu uma valiosa contribuição para as peças expostas na exposição  One Night with Gianni  Franco Jacassi,  fundador e proprietário da icônica loja milanesa Vintage Delirium, um destino imperdível para estilistas e criativos desde os anos 1980. Entre eles, claro, também estava Gianni Versace. Bruno Gianesi , que por dezesseis anos chefiou o escritório de estilo Versace ao lado do grande estilista , confirmou isso com suas próprias palavras: “ O barroco foi um dos sinais que distinguiu Gianni. A própria água-viva tornou-se então o emblema da marca. Não esqueçamos que Gianni nasceu em Reggio Calabria, berço – como a Sicília – do barroco e da arte grega. Todas essas influências foram então elaboradas no produto final da Versace, em que arte neoclássica, barroca, punk e moderna convivem em perfeito equilíbrio. Esse era o segredo de Gianni: fazer com que esses elementos culturais dialogassem entre si”.