Bizzarrini revela homenagem ao seu fundador em supercarro
Depois de três anos de reajustes corporativos, após a sua venda a uma empresa de investimentos, a marca Bizzarrini retorna a cena com seu supercarro Giotto com Motor V12, batizado numa bela homenagem ao fundador da empresa Giotto Bizzarrini e escrito pelo designer do Automotive Hall of Fame Giorgetto Giugiaro e seu filho Fabrizio, de acordo com a Road & Track. Engenheiro automotivo, o italiano acabou se juntando à Alfa Romeo como piloto de testes, depois de sua formatura em 1953, ganhando reputação por identificar e resolver problemas até fundar sua empresa em 1962. “Ter a oportunidade de projetar um carro inteiramente novo da Bizzarrini é um privilégio”, disse Giugiaro em comunicado.
E é com a colaboração de nomes fortes no setor que chega o Bizzarrini Giotto, um supercarro de futuro de uma marca renascida, que promete representando o ápice do design automotivo italiano. O modelo atual do Bizzarini Giotto é uma renderização e um esboço, que foi projetado por Giorgetto Giugiaro, talvez o mais conhecido e talentoso de todos os designers automotivos italianos do pós-guerra. Ainda trabalhando aos 84 anos, este mestre agora trabalha ao lado de seu filho Fabrizio como GFG Style. E, ambos contribuíram para o desenvolvimento deste carro de dois lugares excepcionalmente baixo, com suas entradas de ar profundas e dobradas cortando o nariz e os flancos.
E assim é novo Bizzarrini Giotto que combina herança com estilo dramático. Ele será então construído com tolerâncias exatas de fibra de carbono, com fortes toques das aberturas de capô duplas que deram aos modelos originais sua ‘cara’. Outros elementos trazidos para a era moderna incluem o para-brisa traseiro envolvente e a proeminente localização central do emblema Bizzarrini. O recém-nomeado diretor de tecnologia da empresa, Chris Porritt – um engenheiro experiente com passagens pela Aston Martin, Tesla e Rimac – descreve o Giotto como ‘um carro que atrai os motoristas experientes que buscam pureza, autenticidade e raridade’.
O modelo da italiana, que está chegando em 2024, mostra assim que a marca icônica italiana de carros esportivos do século 20 tirou esse tempo de ausência no mercado para se reajustar para liderará com seu renascimento o século 21. “Nossos dois nomes estão unidos em quase seis décadas de história e uma série de designs agora icônicos. Com o Giotto, honramos o passado, mas nos concentramos totalmente no futuro. Projetado para o propósito e incorporando tecnologias aerodinâmicas ativas, criamos algo que é reconhecidamente Bizzarrini e totalmente relevante para uma era totalmente nova desta querida marca italiana”, completa.
Detalhes sobre desempenho e powertrain não foram divulgados, mas o Bizzarrini vai “olhar para sua herança” ao selecionar um V12 naturalmente aspirado. Giotto, afinal, foi crucial para o nascimento do primeiro V12 da Lamborghini, um motor que geraria múltiplas variantes até sua aposentadoria em 2010. “Temos uma visão muito clara para o Giotto, definida em última análise por como ele faz o piloto se sentir”, disse o diretor técnico Chris Porritt em um comunicado.
“Bizzarrini é uma marca construída com genialidade e paixão, estabelecida por um polímata com talentos de classe mundial como designer, engenheiro e piloto de testes. Agora, recriamos de forma deliberada e autêntica a visão de Giotto, escolhendo não perseguir tempos de aceleração ou recordes de volta, mas desenvolver um carro que atraia os pilotos experientes que buscam pureza, autenticidade e raridade”. Espere mais detalhes sobre o Bizzarrini Giotto a serem lançados ainda este ano, antes do início dos testes em 2024.