Aproveite uma jornada pelas vinícolas uruguaias - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aproveite uma jornada pelas vinícolas uruguaias

Por muito tempo a Europa, que é conhecida como o Velho Mundo do Vinho imperou no paladar global e brasileiro. Com a expansão dos vinhos da América Latina ao Brasil, passamos conhecer outras origens com destaque maior para a Argentina. Mas, saiba que o nosso vizinho Uruguai não só apresenta um fantástico cenário para passeio de férias como têm ótimos vinhos, que podem ser apreciados em algumas jornadas vinícolas adentro? Por isso, vale a pena aproveitar o tempo para uma viagem curta para este país com uma gastronomia rica e vinhos espetaculares.

Há algumas coisas incríveis para ver em uma viagem de quinta-feira entre Montevidéu e Punta del Leste. Claro, se você tiver mais alguns dias, pode adicionar mais vinícolas ao roteiro e visitar Colonia del Sacramento, que é imperdível! A primeira parada é em Bouza, uma vinícola boutique que fica quase dentro da cidade, pois fica a 20 km do centro da cidade.

Eles são famosos por vinhos premiados, Albariño e enoturismo pioneiro. Na região, há o mini museu do carro na vinícola e um bom restaurante, com mesas internas para apreciar um bom prato.

Existem diferentes opções no caminho para Punta del Leste, que dependem de horários específicos para se conhecer e apreciar nesse roteiro de viagem: A primeira é o Bracco Bosca, uma vinícola boutique super fofa e relativamente nova, que fica bem pertinho da capital uruguaia, mas com vinhas que estão na família há décadas. São várias as opções que você pode aproveitar enquanto visita a vinícola. Há passeio com degustação, almoço compartilhado e até hospedagem. Sim, há chalés com vista para os vinhedos e orfurô.

Outra é a Pizzorno, que é uma vinícola histórica. Foi fundada em 1910 por Don Próspero José Pizzorno, que dá nome a uma linha de vinhos. A vinícola da família é cercada por 21 hectares e tem Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec, Marselan, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Maburg Muscat. Além do passeio pelos vinhedos, há degustação de vinhos e petiscos locais, além de restaurante e pousada.

Quase ao lado de Pizzorno está a Bodega Família Deicas, localizada em uma histórica fazenda jesuíta a cerca de 0 km de Montevidéu. Lá você pode escolher entre três degustações com diferentes vinhos da Família Deicas, acompanhados de tábua de queijos personalizada, doces, pães artesanais e azeites.

Nas proximidades também está Narbona, uma das primeiras vinícolas do Uruguai, fundada em uma fazenda, originalmente de 1909. Há passeios coordenados de degustação, piqueniques entre os vinhedos, toalhas de mesa xadrez e tudo, restaurante, pousada e loja. variedade de iguarias que fazem como doce de leite, geléias, compotas e queijos.

Outra vinícola é a Alto de la Ballena, localizada a 28 km do centro de Punta, nas encostas da Sierra de la Ballena. A degustação de vinhos acontece no terraço com vista para o vinhedo de 8 hectares, tendo como pano de fundo a Laguna del Sauce e o Cerro Pan de Azúcar. E a turnê pelo Uruguai termina com a milionária Bodega Garzón, um projeto ambicioso no mundo do vinho que já conquistou prêmios, incluindo o de Melhor Vinícola do Novo Mundo 2018 pela revista Wine Enthusiast e Melhor Vinícola do Mundo. As melhores vinhas. Um dos destaques de Garzón é o restaurante comandado pelo mestre dos bombeiros, o argentino Francis Mallmann. Agora é só montar o seu roteiro e começar essa viagem incrível aqui mesmo no cantinho.