Fujikura Ventus traz nova tecnologia para o golfe - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fujikura Ventus traz nova tecnologia para o golfe

Fujikura Axiom traz tecnologia de eixo de driver Ventus para um eixo de ferro com uma tecnologia por trás das possibilidades mais populares no golfe. Por meio do Fujikura Ventus e o Ventus TR, agora está chegando à mais recente série de eixos de ferro da empresa.

O novo Fujikura Axiom estará disponível em três pesos, uma opção leve de 75 gramas, uma opção de peso de passeio de 125 gramas e uma versão de 105 gramas que se alinha com o peso em que a maioria dos eixos de aço está gravitando. A diferença, claro, é que o Axiom é um eixo de grafite e apresenta a tecnologia VeloCore proprietária da empresa que alimenta seus populares eixos de acionamento Ventus. VeloCore refere-se à maneira como várias fibras de carbono de alta estabilidade são orientadas na seção da ponta.

Nos eixos do driver, isso é feito de forma a reduzir a torção na cabeça, o que essencialmente aumenta a estabilidade da cabeça em golpes fora do centro. Essa torção reduzida é projetada para criar impactos mais sólidos combinados com uma dispersão de downrange mais estreita. Agora, esses parecem ótimos atributos para injetar em um eixo de ferro, mas há um problema: os eixos do driver são presos às cabeças dos tacos que, de preferência, não atingem o solo durante o swing. As hastes de ferro precisam lidar com os efeitos da interação com o gramado praticamente todas as vezes.

 

Esse não é um desafio insignificante, disse Marshall Thompson da Fujikura, e é por isso que o desenvolvimento por trás do Axiom levou dois anos sólidos. É onde ter o sistema Enso da empresa, a captura de movimento baseada em câmera de alta velocidade e a ferramenta de análise digital foi vital para aprender as demandas exclusivas de um eixo de ferro. “Nossos engenheiros passaram muito tempo apenas tentando descobrir a melhor maneira de medir o que está acontecendo com um eixo em um impacto de ferro”, disse ele. “Tivemos que investir em impressora 3D apenas para descobrir como fazer isso. Há muito mais violência por causa da interação com o gramado.”

 

O sistema Enso foi projetado para entender como as mudanças na rigidez de flexão de seções específicas de um eixo afetariam o voo da bola. Acrescentar como a rigidez à flexão também pode ser afetada pelo solo foi outro elemento, mas os aprendizados produziram o conhecimento de que os ferros longos geralmente interagem com a grama de maneira diferente dos ferros curtos. Os ferros longos são menos fortes porque são mais de um golpe de varredura, enquanto os ferros curtos são mais diretos com o solo por causa de seu ângulo de ataque mais acentuado. Ajudou a ter sucesso com um eixo híbrido Ventus em turnê, é claro, mas outra chave foi construir o Axiom como três espaços em branco separados dentro do mesmo conjunto de eixos de ferro.

Essencialmente, há um espaço em branco para os ferros longos, para os ferros médios e para os ferros curtos. Cada um é projetado para os requisitos típicos de interação com o gramado desses três tipos de tacos. Um grande resultado foi manter os eixos em um peso constante para uma sensação semelhante por toda parte. “Sempre soubemos que o grafite é mais fácil para o corpo, especialmente no amortecimento de vibrações”, disse Thompson. “Mas acho que o Axiom funciona para algumas das mesmas coisas que vimos com o Ventus. Acho que é na consistência que você encontrará esse eixo excelente.

Além da repetibilidade, porém, o Axiom, particularmente nos pesos médios de 75 gramas e 105 gramas para jogadores de golfe, visa um vôo ligeiramente elevado. “Em um mundo de equipamentos onde a bola de golfe não gira mais e os tacos reduzem ainda mais o giro, é difícil criar giro”, disse ele. “Portanto, ter um eixo que oferece um pouco mais de lançamento, um pouco mais de altura de pico e um pouco mais de ângulo descendente proporcionará resultados melhores e mais consistentes.” Axiom estará disponível no varejo em março em três pesos e múltiplas flexões: 125 gramas ($ 125 por eixo), 105 gramas ($ 115) e 75 gramas ($ 105).