Casa SP–Arte abre suas portas nos Jardins com Oititica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Casa SP–Arte abre suas portas nos Jardins com Oititica

A cidade da garoa acaba de receber mais um espaço que respira arte e cultura em plenos Jardins: a Casa SP–Arte, um espaço permanente em 2023, dedicada às artes visuais, que abre suas portas com exposição de Hélio Oititica em parceria com a Gomide&Co. Como a mais importante feira de arte e design da América Latina, ela inaugura no dia 18 de março com o seu primeiro espaço permanente, dedicado à organização de exposições e eventos relacionados às artes visuais paulistas.

 A Casa SP-Arte, instalada na Vila Moderna projetada por Flávio de Carvalho (1899-1973), é o único endereço entre as 17 propriedades que compõem a vila, que foi totalmente restaurada em sua versão original. “Depois de quase 20 anos de trabalho bem-sucedido na organização de diversas feiras de arte, quisemos dar um passo em frente. Abrir um espaço permanente dá-nos a oportunidade de dar asas aos nossos próprios projectos (que são muitos!) galerias parceiras”, diz Fernanda. Feitosa, diretora da SP-Arte.

A Casa SP–Arte abre com a exposição ‘Hélio Oiticica: Labyrinth World’, organizada pela Gomide&Co e pela diretora de arte da galeria, Luisa Duarte. A mostra reúne obras de diferentes fases da produção de Oititica (1937-1980), incluindo suas explorações construtivas em nível bidimensional e propostas experimentais sobre o diálogo entre arte e vida e arte e cultura pop. A mostra reúne obras de 1955, incluindo obras do Grupo Frente, além de produções dos anos 1970. Algumas das obras do artista até enfatizam a arquitetura modernista da casa como “Relevo espacial (vermelho)”, 1959-1960.

SERVIÇO

Casa SP–Arte

Exposição: Hélio Oiticica: mundo-labirinto

Abertura: 18 de março, das 14h às 20h (entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço)

Período expositivo: até 22 julho de 2023

Horário de visitação: de terça a sábado, das 11h às 17h (entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço)

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1.052 – Jardins – SP