Aninhe-se no charme e na exuberância do Vale do Loire - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Aninhe-se no charme e na exuberância do Vale do Loire

Já imaginou ter uma experiência que lhe remonte aos tempos renascentistas? Isso é possível e com muito luxo e modernidade na região do Vale do Loire (Val de Loire, em francês), ou Vale do Líger, uma região de cerca de 800km² que abriga várias cidades históricas e castelos construídos ao longo de rios como o Cher, o Vienne e, naturalmente o Loire. Conhecido como o Jardim da França e o Berço da Língua Francesa, está localizado a cerca de duas horas de carro de Paris e oferece hospedagem de fazer qualquer pessoa se sentir da nobreza. E entre esses está o novíssimo Les Sources de Cheverny, localizado entre Chambord e Chenonceau, dois castelos icônicos do Loire, que conta com tudo para atrair a atenção de quem nele se hospeda.

Cercado por acres e hectares de paisagem bucólica, o Les Sources de Cheverny consiste em um castelo histórico, antigas fazendas, novas cabanas de madeira e uma vinícola à moda antiga. Os quartos e suítes têm todo o aconchego e caráter de uma casa de família rústica, móveis antigos, belos tecidos e materiais nobres. Inaugurado em 2020, o hotel o Les Sources de Cheverny foi aberto pelos proprietários Alice e Jerome Tourbier que apostaram nesta proposta de hotel spa à base de uva nas vinhas do Vale do Loire.

Aninhado entre os exuberantes vinhedos do Vale do Loire, de fato, convida você a experimentar o autêntico estilo de vida francês e ainda apresenta diversas possibilidades para quem o visita, que vão, entre outros, do spa Caudalie, em colaboração com a marca de cosmética francesa, aos dois restaurantes: a brasserie L’Auberge, que oferece um cardápio simplificado, e o Le Favori, com estrela Michelin, que cobra 400 euros por um menu degustação.

E, claro, como qualquer castelo renascentistas, este hotel do Vale do Loire traz a experiência dos jardins e de curtir a natureza e a contemplação, porém, ainda combina isso tudo com o glamour, o conforto e o desporto, natureza, a cultura e a descoberta. Com casas construídas com materiais típicos, Les Sources é um lugar estratégico para explorar as aldeias e a natureza local com uma bicicleta elétrica alugada no hotel, ou curtir na propriedade a Cave au vin do hotel, que oferece vinhos da propriedade Cour Cheverny, lar da rara uva Romorantin, a favorita de Francisco I e também a vinha mais antiga da França, pois era a única plantação resistente a pragas em todo o país).

Ou pode-se desfruta da atmosfera suave e pacífica da região, explorando as trilhas e até se dirigir ao restaurante gourmet Le Favori ou Auberge, quando abrir o apetite, para refeições fartas em um ambiente aconchegante. No bar de vinhos Le Romorantin, você pode desfrutar de uma taça de vinho ou até mesmo participar de uma degustação de vinhos enquanto come tapas e degusta produtos locais. Profundamente enraizado na natureza, o hotel está empenhado em oferecer apenas alimentos sazonais de produtores locais.