Instituto Ricardo Brennand abre as portas para a nova exposição “Panorama” - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Instituto Ricardo Brennand abre as portas para a nova exposição “Panorama”

O Ministério da Cultura e o Instituto Ricardo Brennand abriram as portas do complexo cultural localizado na Várzea, Zona Oeste de Recife, para a nova exposição “Panorama: De Portos a capitais, no Brasil Setentrional”, que conta com a curadoria de Carlos Martins e Valéria Piccoli, que ficará a disposição do olha do público até o dia 23 de abril.

Com realização da Expomus, a exposição reúne na Pinacoteca do Instituto RB obras sob a perspectiva panorâmica das paisagens e “visão do todo” de cenários portuários do norte e nordeste no século XIX a partir das capitais Recife, Salvador, São Luís e Belém. Algumas são obras iconográficas representantes das técnicas artísticas dos pintores viajantes do século XIX.

Mas o acervo inclui obras advindas da Pinacoteca de São Paulo, Fundação Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Moreira Salles, entre outras coleções particulares. Mas, claro, na mostra temos grande destaque a Recife, que é um das capitais portuárias do século XIX, a partir da curadoria de Carlos Martins e Valéria Piccoli, sob iconografias especialmente selecionadas do elemento e técnica panorâmica dos pintores viajantes do período.

Entre os registros, temos um recorte da litogravura “Rua da Imperatriz – Matriz da Boa Vista” de Luís Adam Cornell Krauss, um importante litógrafo do século XIX, que registrou inúmeros cenários do cotidiano de Recife em dias de outono como o que estamos vivenciado atualmente. E, naturalmente, muitos deles podem ser conferidos na exposição “Panorama: de portos a capitais, no Brasil Setentrional”.

A exposição “Panorama: de Portos a capitais, no Brasil Setentrional” está em cartaz até 23 de abril e pode ser conferida na Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand, que funciona de terça a domingo, sempre das 13h às 17h (última entrada às 16h30). E para garantir o ingresso para conhecer a exposição Panorama de perto, basta clicar aqui no link.