Cyrhus traz a gênese do Império Persa - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Cyrhus traz a gênese do Império Persa

Cyrhus está ressuscitando a tradição do vinho persa com o segundo lançamento de um rótulo, que vem em um caixa cilíndrico, marcando a primeira vez que a marca optou pela embalagem secundária e um frasco com um rótulo frontal que ostenta vários tons de azul persa.

A marca francesa Cyrhus foi fundada em 2021 pelo empresário Masrour Makaremi nasceu com o seu objetivo de reviver a tradição milenar de vinificação persa, que desapareceu após a revolução islâmica em 1979, quando o consumo de álcool foi proibido no Irã. O vinho Cyrhus é produzido em quantidades limitadas a partir da tradicional uva Shiraz, envelhecida em uma ânfora de terracota de 300 litros forrada com mástique. Para simbolizar sua herança persa, uma porção do vinho passou um tempo amadurecendo em uma ânfora que data da era sassânida.

Por isso, para este segundo lançamento da marca, que aconteceu em setembro passado, Makaremi fez parceria com o estúdio criativo EXCEPTIO, com sede em Bordeaux, para o design da embalagem. Como a garrafa foi concebida para contar a história do vinho, o estúdio buscou em Ciro, o Grande – o fundador do Império Persa, a arte, a arquitetura e a prata persa como inspiração.

O vinho é alojado na garrafa de estoque Bacchus do vidreiro OI com ombros arredondados. Cada garrafa é numerada de 1 a 559, uma referência a 559 aC, ano da fundação do Império Persa. São rematadas com rolha de cortiça natural (Amorim). E a etiqueta frontal (Imprimerie Berjon), impressa em  papel Tintoretto Gesso de Fedrigoni , apresenta vários tons de azul persa como pano de fundo para a imagem da Tumba de Ciro, o Grande.

Destinado a replicar o Cilindro de Ciro – artefato de argila considerado a primeira declaração dos direitos humanos – a caixa cilíndrico ( Spinnler ) com base em pedestal é feito de papelão Tintoretto Neve da Fedrigoni. A estrutura da caixa de abertura baixa com grande altura da garganta permitiu uma reprodução completa da declaração em uma peça. E tudo isso foi feito para apresentar em grande estilo este vinho, que é vendido a € 40, ou seja, uma média de R$ 229,60 numa conversão para a moeda hoje.