Satélite espacial Sputnik inspira recriação do UR-102 “Reloaded” da Urwerk - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Satélite espacial Sputnik inspira recriação do UR-102 “Reloaded” da Urwerk

Confira o novo Urwerk UR-102, o tão aguardado modelo “Reloaded” da Urwerk que foi idealizado inicialmente no cerne da marca nos anos 1990. Os cofundadores da Urwerk, Felix Baumgartner e Martin Frei, discutiram pela primeira vez suas ideias para uma nova peça em 1995 e fundaram oficialmente a empresa em 1997 . No mesmo ano, eles lançaram os relógios UR-101 e UR-102 na Baselworld, criações inspiradas em ficção científica com horas errantes em uma trilha semicircular de minutos no topo. Recentemente, esses dois modelos simples, mas visualmente impressionantes, ganharam popularidade. Chegou a hora da marca viajar no tempo e apresentar sua primeira reedição vintage, o UR-102 Reloaded, lançado em caixa com suas duas versões.

O conceito agora está de volta ao futuro com alguns ajustes de design, mas ainda assim, parece muito próximo do conceito original de 1997. O UR-102 “Reloaded” inspira-se na coleção original lançada na Baselworld em 1997, enquanto catapulta o relógio para a era moderna. O relógio agora é apresentado em uma caixa em duas variações: uma em titânio e a outra na assinatura Urwerk preto.

Para Felix Baumgartner, o mestre relojoeiro e co-fundador da Urwerk, o novo UR-102 transcende além de um relógio: “O UR-102 é mais do que um símbolo”, diz Baumgartner. “Representa a minha entrada na AHCI ( Académie Horlogère des Créateurs Indépendants ). Ele representa a primeira colaboração com Martin Frei, nossos primeiros passos no mundo da alta relojoaria, nossos primeiros sonhos de independência”. Com aprimoramentos sutis de design, o UR-102 “Reloaded” agora mede 41 mm — mudando dos 38 mm originais — e sua coroa agora se funde à caixa, tendo feito um movimento estratégico para as 4 horas.

Além disso, suas alças são maiores, lembrando os acessórios do satélite espacial Sputnik : sólidas, angulares e projetadas para posicionar o mecanismo de maneira ideal no pulso. A fonte dos marcadores de horas e minutos foi redesenhada, com novas informações aparecendo no mostrador. “Logo no início, tínhamos a convicção profunda e íntima de que focar na hora errante era o nosso caminho”, diz Martin Frei, diretor artístico e cofundador da Urwerk. “Para este UR-102, nosso conceito apresentava um indicador de tempo que parecia um corpo celeste. Ele pegou a vibe do Sputnik , o primeiro satélite artificial feito pelo homem.

A trajetória do satélite de nosso ponteiro de horas seguiu um semicírculo do minuto 0 (ascensão) ao minuto 30 (o firmamento) e desapareceu no minuto 60 (descida). Como o Sputnik , o ‘corpo’ do nosso UR-102 era feito de um metal brilhante, oferecendo um reflexo espelhado de qualquer corpo que pudesse cruzar seu caminho.” Mas, Baumgartner também observa: “O azul do UR-102 original é uma característica distinta que queríamos manter. Na época, queríamos que nosso design fosse colorido e pensávamos em um tom azul-chama para o nosso gabinete. Então, usamos um lindo alumínio anodizado brilhante e intenso. Se você observar nosso UR-102 “Reloaded” em sua versão em titânio, notará que a faixa de minutos é a mesma azul. Essas pistas espalhadas tornam o pedigree do UR-102 “recarregado” patentemente claro. O mesmo vale para a coroa do UR-102 “Reloaded”.

 

Este modelo monumental da marca, o UR-102 “Reloaded”, é limitado a apenas 25 exemplares com duas peças.