The Rig oferece entretenimento em plena plataforma de petróleo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

The Rig oferece entretenimento em plena plataforma de petróleo

Arábia Saudita lançará enorme ‘parque extremo’ com tema de petróleo, tentando reduzir sua dependência do petróleo, mas isso não impediu o reino árabe de usar sua indústria petrolífera como inspiração para uma nova atração turística. O país do Oriente Médio anunciou planos para converter uma plataforma de petróleo em um “parque extremo” de 150.000 metros quadrados e resort localizado no Golfo Pérsico.

Financiado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, o The Rig será composto por três hotéis e 11 restaurantes – um oferecendo refeições ‘submarinas’ –, espalhados por várias plataformas conectadas, além de passeios radicais e esportes aquáticos e atividades de adrenalina, como montanha-russa, bungee, jumping, paraquedismo, rodas-gigantes, toboáguas e uma pista de kart.

Os visitantes provavelmente chegarão por mar ou helicóptero no resort offshore que será o primeiro do tipo no mundo. “Este projeto é uma atração turística única, que deverá atrair turistas de todo o mundo”, refere um comunicado do PIF. Ele disse que deve ser particularmente popular entre os visitantes da região do Golfo Pérsico. Não foi estipulada uma data para a conclusão do empreendimento.

Descrito como o “primeiro destino turístico do mundo inspirado em plataformas de petróleo offshore”, a próxima atração está sendo concebida de acordo com a estratégia de longo prazo do Saudi Vision 2030, que visa reposicionar a Arábia Saudita como um dos principais destinos turísticos internacionais e diversificar sua economia. Enquanto milhões de visitantes religiosos fazem a peregrinação à cidade sagrada saudita de Meca todos os anos, as leis conservadoras do país que restringem as liberdades das mulheres, juntamente com sua história preocupante de direitos humanos, tornaram-no um destino pouco favorável para muitos visitantes internacionais.

Mas o país está determinado a se reposicionar como um hotspot global atraente que pode competir com cidades como Dubai, Abu Dhabi e Omã. O objetivo é atrair 100 milhões de turistas por ano até o final da década. No início deste ano, os planos para uma segunda companhia aérea nacional – a atual transportadora de bandeira do reino é a Saudia, anteriormente conhecida como Saudi Arabian Airlines – e para investir US$ 147 bilhões em transporte e logística ao longo de nove anos foram confirmados pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

A notícia do projeto The Rig chega apenas alguns meses depois que os planos para o Six Flags Qiddiya foram anunciados. O local está sendo construído como parte de uma nova cidade situada fora da capital Riade e abrigará a montanha-russa mais rápida do mundo quando for lançada em 2023. O parque temático é possivelmente uma tentativa de ajudar o país a diversificar e se afastar de sua dependência do petróleo.