Pernambuco se consolida como principal polo de feiras do Norte e Nordeste - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Pernambuco se consolida como principal polo de feiras do Norte e Nordeste

Pernambuco tem um calendário com mais de dez feiras permanentes. Ainda neste semestre, o Centro de Convenções do Estado receberá a ExpoISP Olinda e a Hairnor. A efervescência de serviços e empresas, a localização estratégica, a oferta de fornecedores qualificados e os equipamentos adequados para eventos e congressos fazem do estado uma referência para feiras de diversos segmento do país.

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Centro de Convenções realizará duas grandes feiras de negócios, como a Expo ISP Olinda (10 a 12 de maio) e a Hairnor – Feira de Beleza do Nordeste (4 a 6 de junho). No primeiro caso, as empresas Start Produções e Eventos e Evolution Promoções e Eventos veem em Pernambuco um mercado forte para eventos para a realização da próxima edição desta importante feira organizada pelo Centro de Convenções de Pernambuco.

No evento, é possível aprender como levar ao público o que há de mais avançado e gratuito em ISP/Telecom. “Pernambuco é uma das mais importantes concentrações de eventos do Nordeste e também uma das maiores empresas do setor de telecomunicações/ISP, e foi o país que mais se mostrou preparado para organizar um evento de nossas dimensões”, destaca Amably Nunes da Evolution Promoções e Eventos. Além disso, segundo a Anatel, Pernambuco é nacionalmente um dos estados do Nordeste com mais prestadores de serviços autorizados, acrescenta Francisco Henrique, da Start Produções e Eventos.

Enquanto o setor de eventos cresce, Tatiana Menezes, diretora regional da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, também percebe a valorização das entidades de classe, o que pode ser percebido no crescimento da associação com a adição de quatro.

Produtores de eventos pernambucanos responsáveis ​​por feiras de hotelaria, saúde, comércio de PET, mercado automotivo e literatura.

São eles: a Agência PE, proprietária da Petnor, a mais importante feira de Pet Business do Norte e Nordeste, e proprietária da Fenapet, voltada para o público em geral; a Autonor Empreendimentos, que subscreve a Autonor, principal evento do mercado automotivo da região, e a Hairnor; Cia de Eventos responsável pela Bienal do Livro; e a Insight Feiras e Negócios, responsável pelas franquias Expo, HospitalMed, HFN – Hotel Food Nordeste, Super Mix e eventos FICONNE.

Segundo Tatiana, a vontade de participar de eventos presenciais é reprimida no Brasil, o que é uma oportunidade única para o setor. “Pernambuco é o principal polo de feiras do Norte e Nordeste e uma das feiras mais importantes do Brasil. Somamos 11 feiras permanentes só para os promotores do país”, diz. Segundo o Diretor Nacional da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida, os eventos de marcas da UBRAFE reúnem anualmente cerca de 32.000 expositores nacionais e 6.000 expositores estrangeiros, com mais de 100.000 marcas participantes. “Esses eventos, que tocam os mais diversos setores econômicos, ocuparam 90% dos pavilhões e centros de conferências do Brasil em 2019”, acrescenta.

 

Estima-se que nos últimos 20 anos no Brasil foram mais de 8 milhões de compradores que passaram pelas feiras do país. A feira permite o contato direto com os negócios, trazendo novidades e novidades dos mercados onde atua, e também que diversas indústrias visitem Pernambuco como destino que pode se instalar no estado futuramente, como por exemplo, e viajantes de negócios que tendem a estender sua estadia ou retornar para viagens de lazer em outros momentos.