Orquestra Sinfônica do Recife inicia temporada 2023 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Orquestra Sinfônica do Recife inicia temporada 2023

Teatro Santa Isabel inicia temporada de concertos oficiais da Orquestra Sinfônica do Recife que começa na próxima semana com duas apresentações.  Serão dois concertos gratuitos e abertos ao público, nos próximos dias 12 e 19, no espaço sob a regência dos maestros Lanfranco Marcelletti Jr. e José Renato Accioly, respectivamente.

A partir da próxima semana, o Recife volta a celebrar suas vocações e emoções sinfônicas, com o início da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica do Recife. Neste inaugural mês de abril, serão duas apresentações gratuitas, ambas no Teatro de Santa Isabel, nos próximos dias 12 e 19, sempre às 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

Fotos: Brenda Alcântara/Arquivo PCR

O concerto do dia 12 terá regência de Lanfranco Marcelletti Jr. O programa contará com duas composições: “Sinfonietta nº 2”, do pernambucano Dadá Malheiros e a “ Sinfonia nº 6”, em si menor, da Op. 74, conhecida como “A Patética”, de Tchaikovsky. “Composta entre fevereiro e agosto de 1893, essa foi a última obra publicada com o compositor russo ainda em vida. Foi também a última obra que teve sua estreia dirigida por ele, em São Petersburgo, no dia 28 de outubro de 1893, poucos dias antes da sua morte”, conta o regente titular da Orquestra Sinfônica.

Fotos: Brenda Alcântara/Arquivo PCR

No dia 19, o concerto será promovido, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha Recife, para celebrar a Semana da Língua Alemã, comemorada em várias partes do país. Com a regência do maestro José Renato Accioly, a apresentação contará com a partição do violinista alemão Oscar Bohórquez, que também compartilhará acordes e dicas com alunos de instituições de ensino musical da cidade, numa masterclass organizada pelo Consulado, no próximo dia 20.

Fotos: Brenda Alcântara/Arquivo PCR

A apresentação, dedicada a Beethoven, contará com duas peças. A primeira será a “Sinfonia nº 1” Op. 21,  em seus quatro movimentos: Adagio molto – Allegro con brio; Andante cantabile con moto; Menuetto – Allegro molto e vivace; e Finale – Adagio, Allegro molto e vivace. A Orquestra Sinfônica executará ainda, com o solista alemão Oscar Bohórquez, o “Concerto para Violino e Orquestra”, em ré maior Op. 61, de 1806,  que conta com três movimentos: Allegro ma non troppo;  Larghetto; e Rondo Allegro.

Fotos: Brenda Alcântara/Arquivo PCR

Os concertos da Orquestra Sinfônica do Recife, promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, são oferecidos todos os meses, com acesso gratuito e facultado a todos os públicos da cidade.

 

SERVIÇO

Estreia da Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Datas: 12 e 19 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações