Com expertise do novo chef Wagner Velasco, o Vila Aty Eco Lodge aposta em Alta Gastronomia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Com expertise do novo chef Wagner Velasco, o Vila Aty Eco Lodge aposta em Alta Gastronomia

Novo chef do Vila Aty quer inserir Atins no mapa da alta gastronomia nacional. Uma das estratégias do chef Wagner Velasco é organizar eventos gastronômicos com a presença de profissionais da culinária reconhecidos nacionalmente. Os serviços de bar e restaurante do Vila Aty Eco Lodge, hotel localizado no povoado Atins (Barreirinhas/MA), passarão por reestruturação capitaneada pelo profissional, que soma mais de 20 anos de experiência e que, recentemente, passou a integrar a equipe do hotel.

Com esse projeto, Wagner pretende colocar o povoado no mapa da gastronomia nacional, beneficiando o comércio local, inclusive pescadores e pequenos produtores, e o turismo na região. Além da adoção de identidade própria pelo restaurante — que receberá o nome Okarú — e da modernização da cozinha — cuja reforma vai iniciar já na próxima semana —, o projeto prevê a realização de eventos gastronômicos com a presença de profissionais renomados.

“Eu já entrei em contato com chefs, que são amigos meus, em São Paulo, no Rio e em Curitiba”, adianta Wagner. Ele conta que os profissionais demonstraram empolgação para participar das atividades gastronômicas que serão organizadas em Atins, como festivais e jantares a quatro mãos. “Quando abrem a rede social do Vila Aty, eles ficam maravilhados. ‘Me chama, que eu vou! Estou dentro!’, todo mundo”, relata.

 

Outro ponto de destaque da nova fase do restaurante do hotel é a ampliação do uso de ingredientes locais na preparação dos pratos, mas sem abrir mão das melhores práticas da cozinha contemporânea, que emprega técnicas tradicionais da alta gastronomia. “Vamos ‘maranhesizar’ o cardápio”, brinca Wagner. “Não é o contemporâneo de São Paulo, mas sim o contemporâneo local”, esclarece.

Inicialmente, o cardápio atual vai sofrer apenas pequenas adaptações para tornar os pratos mais regionais. Posteriormente, a ideia é mudar periodicamente as opções do menu, de modo a proporcionar uma experiência gastronômica diferente a partir de releituras de pratos locais e uso criativo de ingredientes já conhecidos pelos maranhenses. “É ter a experiência do ingrediente que você costuma comer de um jeito, e comer de outro”, completa Wagner.

O chef Wagner Velasco é especialista em cozinha contemporânea, com 23 anos de experiência, e possui uma estrela no Guia Quatro Rodas como sous chef em restaurante de São Luís (MA). Estudou gastronomia em Belém (PA), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Nos últimos anos, atuou como chef e consultor em grandes restaurantes da capital maranhense. Antes disso, trabalhou em cozinhas de todas as regiões do país, com passagens por outras oito capitais, além de São Luís.