A Abarth entusiasma todos os fãs com o novo 500e - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A Abarth entusiasma todos os fãs com o novo 500e

A Abarth continua a surpreender e a entusiasmar todos os fãs com o novo 500e, que tem o “zumbido” de um esportivo a gasolina e equipado com a tecnologia Sound Generator, permitindo ao pequeno desportivo elétrico produzir um som selvagem como se fosse um motor a gasolina. O novo aparelho 100% elétrico da série Escorpião inclui uma tecnologia de sistema de som exclusiva desenvolvida por uma equipe dedicada ao design de som em colaboração com a Sound Design Studios.

O design, desenvolvimento e integração do som foram realizados pelo departamento italiano de NVH (Noise, Vibration and Harshness) da Stellantis. a mesma unidade que confirmou o som do histórico sistema de escape Abarth “Record Monza”. O projeto levou cerca de dois anos e cerca de seis meses de trabalho contínuo para ser concluído. A equipe de pessoas envolvidas no projeto passou mais de 6.000 horas analisando e criando o som perfeito para cada etapa da experiência de dirigir.

Alguns dos testes e pesquisas sonoras foram feitos em uma câmara semi-anecóica, uma sala especialmente projetada para ter níveis de ruído muito baixos no interior e alto isolamento acústico no exterior, para que as medições de ruído possam ser feitas com precisão e confiabilidade. Graças ao piso refletivo, é possível recriar uma superfície acusticamente reflexiva, como uma estrada. Recursos especiais tornam a sala semi-anecóica completamente silenciosa, permitindo que especialistas em som isolem todo o ruído ambiente.

Para conseguir um resultado perfeito, o mais próximo possível do original, o som imediato do motor a gasolina Abarth foi captado em todas as diferentes fases da experiência de condução: aceleração, desaceleração, travagem, curvas rápidas e muitas outras situações. Calibrações sonoras especiais também foram realizadas. As gravações foram então analisadas usando ferramentas e processos técnicos especiais para extrair todas as diferentes frequências do Abarth – que são essencialmente o seu DNA – para criar um novo som em uma matriz virtual, enriquecido com sons adicionais.

O resultado é um volume do sistema gerador de som diretamente proporcional à velocidade de condução do carro, e o som é processado de forma diferente através do alto-falante traseiro externo. O som varia do modo IDLE, onde o motor está em seu nível de potência mais baixo e o gerador de som reproduz a nota de escape “Record Monza” em marcha lenta, até o modo SIGNATURE, que muda de acordo com sua velocidade, mantendo um tom típico Abarth. Motor de combustão interna. O motorista pode ligar e desligar o gerador de som “ruído” do Abarth 500e quando o carro está parado nas configurações do painel.