Experiência completa hospedagem em centenária fazenda - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Experiência completa hospedagem em centenária fazenda

A menos de duas horas do Rio de Janeiro, um santuário ecológico com agricultura sintrópica proporciona um tour artístico e de natureza morta centenária. É a Fazenda das Palmas que oferece história, agroecologia sintrópica, um distrito de arte e uma visita ao Pindorama Cachaça. Acolher e aconchegar faz parte da missão da centenária fazenda cuja história começou há cerca de dez anos, quando o casal Luiza Konder e Antônio Carlos de Almeida Braga comprou um imóvel no pátio do Rio de Janeiro em 2012 em Vassouras e encontrou um terceiro alambique ainda no local.

O prédio principal é uma fazenda com infraestrutura residencial completa e muitas histórias para descobrir, a menos de duas horas da cidade do Rio de Janeiro na região do Vale do Café. O espaço tem toques modernos que oferecem uma experiência completa e convidativa aos seus hóspedes. Nas várias áreas de estar, todos podem passar momentos especiais fora do seu quarto, desde o interior ao exterior, em ambientes espaçosos que podem acolher toda a família de forma integrada.

No total, são seis suítes no prédio principal, além de dois quartos adicionais para crianças no primeiro andar. O valor da diária varia de acordo com a estação, sendo possível alugar o assento inteiro. Móveis e obras de arte completam a sensação de lar. O jardim oferece aos visitantes o Circuito das Artes, um caminho ladeado por esculturas de bronze que você pode percorrer. Trata-se de obras históricas que conferem elegância e autenticidade ao espaço, que conta ainda com uma belíssima capela.

 

O pátio da propriedade é o seu próprio capítulo. Paredes decoradas com elementos de compoteiras e vasilhas de massa foram niveladas com a casa, dando acesso ao exterior, que tem uma escada dupla de pedra com balaustrada metálica. A história está presente em cada detalhe. “As janelas são estilo guilhotina e caixilhos de madeira pintados de branco com caixilhos de vidro e bandeira fixa com vidros coloridos. Dentro há duas páginas abertas acolchoadas pintadas de branco. Tudo pensado para que os hóspedes se sintam em casa num ambiente familiar, como parte da nossa família”, garante Joana Almeida Braga, uma das proprietárias.

Com quadra de tênis, campo de golfe e cavalos, a Fazenda das Palmas é um convite para quem se atreve a praticar esportes. Para se refrescar enquanto passeia de caiaque no lago ou em um passeio de barco com amigos e familiares. Uma piscina aquecida, sala de massagem e sauna a vapor também são boas opções. Entre as experiências únicas oferecidas aos hóspedes está a alimentação orgânica e a visita à Cachaça Pindorama.

Nela foram implementadas iniciativas como o reflorestamento da área de produção por meio da agricultura sintrópica com espécies indígenas da Mata Atlântica, o plantio de cana-de-açúcar e espigas de milho transgênicos em um consórcio próximo à destilaria para proteger o solo e criar uma estrutura para produção de energia a partir da cana-de-açúcar. Originalmente construído em 1855, o cilindro foi desativado e abandonado, mas ainda manteve uma caldeira inglesa importada pela Alemanha no início dos anos 1900. O prédio foi todo reformado, plantou-se cana e destilou-se cachaça. Da colaboração da família nasceu Pindorama, cujo nome coincidentemente significa área de palmeiras ou terra livre do mal em tupi-guarani.