O icônico Plaza Athénée comemora seu extravagante 110º aniversário - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

O icônico Plaza Athénée comemora seu extravagante 110º aniversário

Em 20 de abril de 1913, o emblemático palácio parisiense na Avenue Montaigne abriu suas portas. Para celebrar 110 anos de abertura, know-how, excelência e moda, o Plaza Athénée oferece aos seus hóspedes um aniversário sob o signo da música e da elegância, tudo realçado pelo seu vermelho gerânio. O hotel, um dos primeiros estabelecimentos parisienses a ser certificado como palácio, prepara festividades dignas do evento.

Agora, o The Plaza está todo vestido de gala, incluindo os restaurantes, oferecerá um ambiente musical acolhedor. Uma dupla de guitarristas e cantores, instalada no saguão, se apresenta na galeria. No restaurante Relais Plaza, um pianista anima a noite com entusiasmo. E os sons melodiosos de um violoncelista acompanhado por um flautista ressoam no restaurante gastronômico Jean Imbert no Plaza Athénée.

Para além desta animação musical, o hotel veste-se de cenografia festiva e efémera . Uma obra de arte em papel é exibida no saguão. É composto por dezenas de elementos feitos à mão, exigindo mais de cem horas de trabalho.Por fim, o vermelho extravagante característico do hotel é usado para decorar seus salões, enquanto os famosos gerânios começam seu passeio anual, pendurados em suas varandas, emprestados do art déco.

Um dos hotéis mais icônicos de Paris,Hotel Plaza Athénée, a história do hotel é repleta de romances famosos e conexões com a moda. Um desses casos é o tórrido romance entre a atriz alemã Marlene Dietrich e o ator Jean Gabin, que se conheceram em um jantar na década de 1950 no Relais du Plaza, brasserie dentro do hotel.

Embora o romance tenha sido breve, deixou uma marca no Plaza Athénée. A suíte 209/10, onde Dietrich e Gabin se encontravam às escondidas, ficou famosa pela varanda decorada com centenas de rosas vermelhas que Gabin mandou colocar quando soube que a atriz havia comprado um apartamento em frente ao hotel. Desde então, todas as varandas do hotel são decoradas com gerânios e toldos vermelhos.

Este vermelho é uma das marcas registradas do Plaza Athénée, e será homenageado nas celebrações de 110 anos do hotel ao longo de 2023. Em abril, haverá um dia de festa por todo o hotel para comemorar o marco exato da fundação, enquanto maio será uma semana vermelha, com flores no tom decorando todas as áreas, tapete vermelho e uniformes na cor. Em julho, haverá uma exposição de vestidos de alta-costura criados sob medida para o Plaza Athénée.

A conexão do hotel com a moda vem de longa data, já que em 1946, Christian Dior instalou a sede de sua maison na própria Avenue Montaigne, a poucos passos do hotel. Dior queria estar próximo de sua clientela elegante e cosmopolita, muitos dos quais se hospedavam no Plaza Athénée. Desde então, o hotel tornou-se um destino de referência para os amantes da moda e do luxo em Paris.