Conheça “Tressage” a nova estética cativante criação da Cartier - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça “Tressage” a nova estética cativante criação da Cartier

Cartier, a maison icônica conhecida por sua curiosidade e mente aberta, expandiu seu estudo para abranger a joalheria e todos os meios artísticos, desafiando as tradições e impulsionando a criatividade com uma nova coleção a cada ano. E a coleção Tressage é a mais recente adição à linha Cartier Libre.

A coleção Tressage é composta por três estéticas distintas que combinam o volume, o contraste e o trabalho do ouro. Os elementos de design distintivos da maison são resultado da influência de Jeanne Toussaint, a primeira diretora criativa da marca desde 1933, que deixou sua marca distinta na aparência da Cartier. Sua presença amplifica os volumes, que são descaradamente afirmativos e um convite a apreciar a beleza em vez de ser tímido ou reservado.

As estruturas ondulantes das contas rolam pela pele e estremecem ao toque, e os anéis de coquetel embelezam as mãos com padrões elegantes e de valor inestimável. Independentemente de como é polido, adornado ou trançado, o ouro é abundante e generoso, e Jeanne Toussaint começou a expandir o elemento e conectá-lo a novos esquemas de cores como coral e turquesa.

Paris Nouvelle Vague bracelet, 18K rose gold (750/1000), black lacquer, set with 722 diamonds totaling 20.59 carats.

A coleção Tressage é composta por três categorias: Gold Bead Chains e Precious Rollers, Materials in Tension e Twisted Coral Braided Diamonds and Gold. As correntes de contas de ouro e rolos preciosos incluem um anel e uma pulseira de ouro deslumbrante e volumoso, compostos por inúmeras contas de ouro que imploram para serem tocadas e brincadas na pele.

Paris Nouvelle Vague ring, 18K yellow gold (750/1000), red lacquer

A esfera de ouro é uma forma definidora da maison desde o período de Jeanne Toussaint, e a Cartier ultrapassa os limites da aparência e muda materiais duros como pedra e ouro em sua linha Materials in Tension. Essa reforma da joalheria é baseada no gadroon, na manipulação de volumes e pedras e no léxico artístico da maison, criando três mundos, cada um composto por uma pulseira e um anel de coquetel.

A densidade cheia de tensão de ouro amarelo, metaquartzito e obsidiana é listrada com tiras de platina adornadas com diamantes invertidos. Uma escolha tecnológica que reforça a impressão de uma conexão que se torce sobre si mesma em um efeito sobre e sob.

 

A paleta de cores ouro, diamantes e coral é fiel à herança cromática de Jeanne Toussaint. Para criar um anel e uma pulseira da linha Twisted Coral Braided Diamonds and Gold, a Cartier transforma em um jogo ilusório, criado pela meticulosa montagem de uma série de componentes metálicos.

O lapidário cortou meticulosamente o coral em cabochões, processo que pode ser desfeito a qualquer momento devido à fragilidade do coral.

 

A dupla cravação de diamantes lapidados nas laterais dos fios e a tradicional cravação de pérolas entre os diamantes foram escolhidas pelos joalheiros dos Ateliers Cartier.