Descubra o mundo através da CAXSPECS - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra o mundo através da CAXSPECS

A marca CAXSPECS foi lançada no mercado brasileiro em julho de 2019, tendo como designer Claudia Figaro Garcia, conhecida como Cax Figaro. Cax Figaro é uma ex-psicóloga do Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde trabalhou por mais de 30 anos, e concluiu duas formações em Psicanálise, tendo trabalhado em consultório particular por mais de 20 anos.

Cax Figaro começou a colecionar armações de óculos de diferentes marcas, cores e modelos, harmonizando-as com seus colares e brincos. Por sua paixão por óculos, ela criou um perfil no Instagram em dezembro de 2018 chamado Caxspecs, no qual publicava fotos de óculos de diferentes marcas. Esse perfil permitiu que ela conhecesse marcas independentes de óculos que não eram vendidos no Brasil, além de profissionais que faziam peças feitas à mão.

Em 2019, durante uma Feira do setor óptico, Cax conheceu pessoalmente Ricardo Lorente, que ao lado do pai, Jaime Lorente, fazia óculos artesanais há muitos anos. Ela encomendou uma peça para seu uso pessoal, mas o resultado do primeiro esboço não lhe agradou. Suas sugestões foram colocadas no papel pelas mãos de Ricardo, e de um desenho feito a quatro mãos surgiu o design do que viria a ser o primeiro modelo da marca CAXSPECS, o modelo Cax.

A receptividade dos seguidores de Caxspecs foi tão grande que a maioria queria saber onde a peça havia sido comprada. A demanda foi tão grande que Ricardo Lorente perguntou se ela autorizaria a reprodução do design desenvolvido por eles e convidou-a para vender três peças com cores diferentes feitas naquele modelo inicial. Cax Figaro propôs algo a mais: que as peças tivessem um Certificado de Exclusividade, fossem numeradas e assinadas por ambos. E o principal, que nunca haveria repetição de cor dentro da mesma coleção. Em julho de 2019 a marca CAXSPECS foi registrada e o nome do perfil do Instagram passou a ser @caxfigaro.

Desde então, foram lançadas seis coleções: Cax, Carré, Désir, Arlequin, Miroir e Rêve. Além disso, lançaram as coleções solares, Madame Soleil e Monsieur Soleil. Devido a uma demanda do público masculino, foi criado o modelo Monsieur Jacques, em homenagem a Jaime Lorente, falecido em 2022. Já foram feitas a mão, mais de 500 peças sem repetição de cor no mesmo modelo.

Cax Figaro nomeia e apresenta cada nova peça em vídeos postados em seu perfil, além de dar dicas de harmonização de óculos e acessórios. As peças são comercializadas apenas on-line por meio do perfil de Instagram @caxfigaro. Não há lojas e nem representações da marca CAXSPECS em óticas ou lojas, no Brasil ou exterior.