Serra Negra ganha Versão brasileira da Fontana di Trevi - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Serra Negra ganha Versão brasileira da Fontana di Trevi

Esta versão brasileira da Fontana di Trevi foi inaugurada na última semana em Serra Negra, cidade localizada no interior de São Paulo, que traz o espírito de um dos principais cartões postais de Roma numa homenagem à cultura italiana, com o objetivo de impulsionar o turismo local.

O monumento ocupa uma área de 370 m² na avenida Deputado Campos Vergal, possui 11 metros de altura e 20,7 metros de largura, sendo um pouco mais baixa do que a versão romana, que tem 26 metros de altura.

A construção da réplica, realizada por uma empresa privada, custou cerca de R$ 1,6 milhão, com apoio financeiro do governo de São Paulo. A cerimônia de inauguração contou com apresentações da Corporação Musical Lira de Serra Negra (Banda Lira), do cantor Tony Angeli e do espetáculo musical “A Bella Itália”.

A expectativa da prefeitura é que os turistas sigam a tradição romana e joguem moedas na fonte para fazerem pedidos. A prefeitura enviou um projeto à Câmara Municipal para destinar todo o dinheiro arrecadado ao Fundo Social de Solidariedade. E, de fato, esta réplica da icônica Fontana di Trevi em Serra Negra já está se tornando uma fonte de solidariedade.

As moedas jogadas pelos turistas na fonte serão coletadas e destinadas ao Fundo Social de Solidariedade local. A decisão foi aprovada pela Câmara de Vereadores e o valor arrecadado será divulgado no Portal da Transparência da prefeitura. Para evitar vandalismo, a fonte contará com vigilância 24 horas por dia.

A réplica tem dimensões semelhantes à original, mas seu uso é apenas contemplativo, não sendo permitido o consumo da água. A Fontana di Trevi original, localizada em Roma, é uma das fontes mais famosas e fotografadas do mundo.