Passeio noturno no Cantareira traz experiência sensorial na Mata Atlântica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Passeio noturno no Cantareira traz experiência sensorial na Mata Atlântica

A Floresta Cantareira, agora conhecida como Parque Estadual da Cantareira após a concessão para a Urbia Parques, tem se destacado por oferecer passeios incríveis aos seus visitantes. Um dos mais populares é a caminhada noturna até o Mirante da Pedra Grande, que proporciona uma vista panorâmica deslumbrante da cidade de São Paulo a partir da Zona Norte. Enquanto apreciar a cidade a 1.010 metros acima do nível do mar já é espetacular durante o dia, à noite essa experiência se torna única.

Foto/ Fonte: Alexandre Battibugli/Veja SP

Essa atração já realizou cinco edições e a próxima está marcada para o dia 24 de junho. Os ingressos estão disponíveis no site florestacantareira.urbiapass.com.br, com preços que variam de 60 a 120 reais. O passeio segue pela estrada da Pedra Grande, um trecho asfaltado que leva ao famoso mirante. Como não há iluminação ao longo do percurso, os visitantes devem levar suas próprias lanternas para evitar caminhar no escuro.

Foto/ Fonte: Clayton Freitas/Veja SP

No total, são 7 km de trajeto, que se tornam 8 km caso o visitante opte por utilizar transporte público ou um carro de aplicativo, que param no portão principal. Do portão até o Centro de Visitantes do Horto Florestal, próximo à estação Vida, o ponto de encontro do grupo, são aproximadamente 500 metros. É importante verificar se a lanterna está funcionando corretamente antes de iniciar a caminhada, pois alguns trechos próximos ao ponto de encontro já estão completamente escuros por volta das 19h, horário previsto para a saída. Se preferir ir de carro, é possível estacionar próximo ao ponto de encontro, que possui uma loja onde os visitantes podem comprar snacks, salgados ou bebidas. Durante a última edição do passeio, em 20 de maio, o café foi o item mais vendido na lojinha.

Foto/ Fonte: Clayton Freitas/Veja SP

A temperatura durante o passeio era de 12 graus, que parecia ainda mais frio devido à brisa gelada proporcionada pela vegetação ao redor. Alguns visitantes mais precavidos usavam gorros, luvas e bastões de caminhada. O “baile noturno” até o topo do Cantareira tem um código de vestimenta obrigatório, incluindo calçados fechados, preferencialmente botas ou tênis apropriados, calças, agasalhos, garrafa de água e lanterna de mão. Levar uma capa de chuva e pilhas extras para a lanterna também é uma boa ideia. Alguns visitantes optaram por não levar água, e as lanternas variavam desde as headlamps (com luz na testa), lanternas de mão, lanternas de celular até as potentes lanternas de bicicleta (este último sendo o caso do repórter que não gosta muito de caminhar no escuro).

 

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Clayton Freitas/Veja SP