Gegê Pedrosa traz fluidez e a magia em belas esculturas de madeira - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Gegê Pedrosa traz fluidez e a magia em belas esculturas de madeira

Gegê Pedrosa é um artista pernambucano que traz fluidez e leveza às suas esculturas de madeira. Suas criações são surpreendentes, com nuances de preto que cobrem as esculturas e uma superfície suave e polida ao redor das curvas de animais como arraias, gatos, borboletas e peixes. As esculturas são feitas de diferentes tipos de madeira, algumas marchetadas e outras laqueadas, mas sempre explorando a beleza desse material.

Quando começou sua jornada artística aos 19 anos, Gegê experimentou outros elementos, como desenho e pintura, antes de se encontrar nas esculturas tridimensionais. Ele trabalhou com concreto e chapas de aço antes de se apaixonar pela madeira nos últimos quatro anos. Gegê usa técnicas antigas e milenares para criar suas esculturas, incluindo a utilização de madeira reciclada proveniente de demolições. Ele trata e molda a madeira, criando blocos que são colados e prensados. Para dar o brilho negro às suas artes, Gegê utiliza laca automotiva.

O artista descreve seu processo criativo como “brincar de carrinho”, esculpindo sentado ao chão, rodeado por seus materiais. Ele encontra inspiração em animais marinhos, especialmente em seu movimento incrível. No entanto, Gegê também está explorando esculturas de gatos, máscaras e faces, deixando suas ideias fluírem de forma aleatória e diversificada.

Gegê Pedrosa vem de uma família de colecionadores e cresceu imerso no mundo da arte, frequentando exposições, galerias e museus. Desde cedo, ele se encantou pelo universo das pinturas e esculturas, escolhendo seguir uma carreira artística desde os 18/19 anos. Sua consciência ambiental é um princípio fundamental, e há sete anos ele optou por trabalhar com madeiras reaproveitadas, resgatando árvores retiradas ou derrubadas devido às chuvas na região do Recife.

As técnicas adotadas por Gegê em suas obras, como marchetaria, laqueamento e o uso da madeira natural, destacam a beleza, a delicadeza e a sensibilidade do seu trabalho, esculpido com afeto e cuidado. A liberdade e a independência são sinônimos para o artista, e ele busca explorar a leveza e os movimentos dos animais em suas esculturas. Sua preocupação e admiração pela natureza estão presentes em todo o seu imaginário artístico, desde a seleção da madeira até o simbolismo presente em suas obras.