Que tal conhecer praias paradisíacas da Itália preservadas com a beleza natural - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal conhecer praias paradisíacas da Itália preservadas com a beleza natural

As praias italianas paradisíacas estão implementando medidas para preservar o meio ambiente e controlar o fluxo de turistas durante o verão. As ilhas da Sicília e da Sardenha, famosas por suas praias deslumbrantes, têm enfrentado problemas como lixo e roubo de areia devido à grande quantidade de visitantes.

Neste verão, as autoridades estão impondo limites estritos de visitantes diários em algumas das praias mais populares. Na vila de Baunei, localizada na Sardenha, quatro praias estão sendo afetadas. Cala dei Gabbiani e Cala Biriala têm um limite diário de 300 visitantes, Cala Goloritze tem um limite de 250 visitantes por dia, e Cala Mariolu, a maior praia, tem um limite diário de 700 pessoas.

Foto: ilamy Stock Photo (Via CNN Brasil)

Além dos limites de visitantes, as praias também estão implementando o pagamento de taxas e a necessidade de reservas com antecedência. Em Cala Goloritze, os visitantes devem pagar uma taxa de entrada de seis euros e reservar seu lugar por meio de um aplicativo chamado Cuore di Sardegna. Essa taxa ajudará a financiar a vigilância, a área de estacionamento e a manutenção dos caminhos e banheiros na praia.

Outras praias na Sardenha, como La Pelosa em Stintino e Le Saline, também estão adotando medidas rígidas para proteger o meio ambiente. Em La Pelosa, foi imposto um limite de 1.500 visitantes por dia, com taxa de entrada de 3,50 euros. Além disso, proibições foram estabelecidas, incluindo a proibição de cães, fumar e roubar areia. Multas são aplicadas para infrações, como o uso de toalhas de banho, com valor mínimo de 100 euros.

Foto: robertharding/Alamy Stock Photo (Via CNN Brasil)

Na ilha de Lampedusa, a praia de Isola dei Conigli, famosa por suas águas cristalinas e como local de desova das tartarugas-cabeçudas, também está limitando o número de visitantes. A praia recebeu mais de 1.500 pessoas por dia antes da introdução do limite. Agora, apenas 350 pessoas são permitidas pela manhã e outras 350 à tarde. Reservas e pagamentos podem ser feitos por meio de um site autorizado.

Essas restrições visam proteger o meio ambiente, preservar as belezas naturais e evitar a superlotação nas praias italianas. As autoridades locais estão trabalhando para equilibrar o turismo com a conservação, garantindo a sustentabilidade dessas áreas paradisíacas.

Foto: Fabrizio Villa/Getty Images (Via CNN Brasil)

Imagem de Destaque: Liubomir Paut-Fluerasu/Alamy Stock Photo (Via CNN Brasil)