Aconchegue-se ao paraíso sustentável e de bem-estar da Vila Cerrado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aconchegue-se ao paraíso sustentável e de bem-estar da Vila Cerrado

A Pousada Vila Cerrado foi apresentada ao mercado em um café da manhã realizado em São Paulo. Os proprietários, Melina Menghini e André Cardinali, destacaram que a pousada está localizada na Chapada dos Veadeiros, na pequena propriedade de Alto Paraíso. O objetivo do empreendimento é oferecer um espaço conectado com a natureza, proporcionando bem-estar e tratamento para a alma.

Operando há um ano, a Vila Cerrado busca acolher as pessoas e oferecer experiências que as reconectem consigo mesmas. A região da Chapada dos Veadeiros é conhecida por sua beleza natural, e o público-alvo da pousada são pessoas que procuram momentos de conforto e bem-estar através dessa conexão com a natureza e uma atmosfera de cura espiritual.

A pousada conta com cinco residências que oferecem serviços hoteleiros, incluindo self check-in, amenities regionais com proposta eco-friendly e concierge online. Cada casa é inspirada em uma árvore específica do cerrado, como a Casa Buriti, que proporciona contato com produtos extraídos dessa planta. A recepção é feita de forma personalizada, proporcionando uma experiência intimista e informal aos hóspedes.

O café da manhã é servido no Café Sensus, localizado na varanda da pousada e inspirado no movimento slow food, com opções saudáveis e saborosas. Além disso, a Vila Cerrado oferece banhos sensoriais de imersão em banheiras de pedra, terapias no centro de reconexão Salvia e rituais de boas-vindas inspirados nos costumes dos povos originários da região.

As casas da pousada têm 70 metros quadrados cada e resgatam técnicas milenares, como o pau a pique, expressando a cultura dos povos nativos da região, os Kalungas. Elas estão equipadas com smart TV, área privativa, ar-condicionado, kit com jogos e outros atrativos. A Vila Cerrado também promove práticas sustentáveis, como reciclagem e compostagem de resíduos, em parceria com associações locais, alinhando-se com a agenda ESG. Além disso, o empreendimento utiliza sistemas de energia renovável, como painel fotovoltaico, para reduzir os impactos ambientais.

Melina ressalta que a pousada busca fazer com que as pessoas se sintam melhores do que quando chegaram, oferecendo práticas como yoga, spa, terapias holísticas e outras experiências. Ela acredita que, ao agir e fazer sua parte, é possível alcançar resultados maravilhosos no que diz respeito à sustentabilidade e ao bem-estar. A Vila Cerrado está deixando sua marca no mundo e demonstra que é possível promover o turismo de forma responsável e consciente.