Joias esculturais de Sophia Vari formam a celebração do equilíbrio entre forma e função - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Joias esculturais de Sophia Vari formam a celebração do equilíbrio entre forma e função

A galeria Elisabetta Cipriani anunciou sua primeira exposição individual do trabalho da falecida artista grega Sophia Vari. Intitulada ‘All Mediums are Noble’, a exposição apresenta 40 esculturas vestíveis, das quais 12 foram criadas exclusivamente para o evento. As esculturas são feitas de diversos materiais, como resina, cristal de rocha, madeira de amaranto e mármore.

Elisabetta Cipriani expressa sua admiração pelas joias de Vari, destacando que todas as peças embelezam e protegem a mulher. Ela elogia o trabalho artesanal feito à mão e a perfeição na execução das peças. Cipriani também destaca a natureza escultural, feminina, ousada e com personalidade das joias de Vari, ressaltando sua usabilidade e capacidade de se destacar sem dominar quem as usa.

As peças expostas na galeria foram criadas por Sophia Vari ao longo de várias décadas, desde o início dos anos 2000 até 2023. Elas refletem o fascínio da artista em encontrar um equilíbrio entre função e forma. Vari comentou anteriormente que, ao criar joias, não pensava nelas como joias propriamente ditas, mas sim que se tornavam joias em um estágio posterior. Ela acreditava que as joias deveriam embelezar e tranquilizar a mulher que as usava.

A galeria Elisabetta Cipriani expressa sua emoção ao receber as novas peças para a exposição. Cipriani revela que não participou do processo criativo ou da produção das joias, confiando no gosto de Vari. Ela destaca a curiosidade estimulante da artista em experimentar novos materiais e a evolução notável das formas das joias. Segundo Cipriani, as peças apresentam linhas arredondadas, sensuais, claras e radicais, que harmonizam com o corpo e se movem como uma dança delicada e sensual.

A exposição é uma oportunidade rara de celebrar o trabalho de Sophia Vari, uma renomada artista cujas sensibilidades esculturais são destacadas através de suas joias. As peças exibidas na galeria Elisabetta Cipriani representam uma combinação única de arte, moda e funcionalidade, refletindo a visão criativa e o talento de Vari no universo da joalheria.