Aprecie a Montblanc Masters of Art. De Vincent van Gogh - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aprecie a Montblanc Masters of Art. De Vincent van Gogh

A Montblanc lançou a coleção Masters of Art, que tem como objetivo homenagear grandes artistas da história mundial. A primeira edição da coleção é dedicada ao renomado pintor Vincent van Gogh. A coleção sucede a Montblanc Patron of Art, que focava nos patronos da arte, e agora destaca os próprios mestres.

 

A coleção Masters of Art apresentará edições limitadas dedicadas a uma variedade de artistas visuais, abrangendo diferentes disciplinas e épocas, desde o Renascimento até o Impressionismo. Cada instrumento de escrita da coleção será inspirado na proporção áurea, um princípio estético intemporal que está presente em muitas das obras de arte mais admiradas do mundo.

A primeira edição limitada da coleção é a Montblanc Masters of Art Homenagem a Vincent van Gogh Edição Limitada 4810. Essa edição limitada está disponível como caneta de tinta permanente e rollerball. Ela celebra o período em que Van Gogh viveu em Arles, no sul da França, capturando a inspiração que ele encontrou nas paisagens ensolaradas e nas cores da natureza.

O corpo do instrumento de escrita é decorado em tons de amarelo e laranja, refletindo as paisagens ensolaradas retratadas por Van Gogh em suas obras. A assinatura “Vincent” é gravada em laca laranja no anel revestido a platina do corpo da edição, enquanto a gravação de “1888” celebra o ano em que Van Gogh se mudou para Arles.

O aparo produzido à mão em ouro maciço Au 750 revestido a ródio apresenta uma interpretação gravada dos icônicos girassóis pintados por Van Gogh. O clipe revestido a platina é inspirado na espátula usada por Van Gogh, e a tampa possui uma laca amarela que imortaliza as pinceladas características do mestre. O clipe também tem um detalhe sutil, com a parte superior com a forma de um cachimbo e preenchida com uma resina amarela preciosa, fazendo referência à preferência de Van Gogh por fumar cachimbo.

Van Gogh era conhecido por sua dedicação em aprimorar suas técnicas de desenho e teoria das cores. Ele costumava testar combinações de cores utilizando fios de lã, que eram comparados e organizados para criar padrões de linhas. Esses padrões são representados na gravação que circunda a parte dianteira do instrumento de escrita.

Outro elemento inspirado na técnica de Van Gogh é o quadro de perspetiva, um dispositivo utilizado para auxiliar na execução rápida e precisa de composições. A forma do topo da tampa da edição é inspirada na subdivisão triangular criada pelas cordas esticadas no quadro de perspetiva, e as gravações nos detalhes de metal são inspiradas nos parafusos que prendiam o dispositivo.

Além disso, Van Gogh era admirador da arte japonesa, conhecida como Japonisme. Ele colecionava xilogravuras japonesas e incorporava elementos dessa arte em suas próprias pinturas. A tampa da edição é feita em madeira de choupo branco, em referência à admiração de Van Gogh pela arte japonesa, e a silhueta geral do instrumento é inspirada na faca de cortar madeira utilizada nas xilogravuras.

A coleção Montblanc Masters of Art é uma homenagem ao legado de Vincent van Gogh e sua contribuição única para a arte. Com a colaboração do Museu Van Gogh, em Amsterdã, a Montblanc busca garantir que as edições limitadas estejam alinhadas com a visão do museu sobre a obra e vida do pintor.