Ping Yang Thai Bar & Food traz uma experiência culinária autêntica da Tailândia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ping Yang Thai Bar & Food traz uma experiência culinária autêntica da Tailândia

O Ping Yang Thai Bar & Food é um restaurante que oferece uma experiência gastronômica autêntica da Tailândia. O chef responsável pelo estabelecimento, Maurício Abdalla Thomaz, também conhecido como Maurício Santi, tem uma vasta experiência na culinária tailandesa, tendo morado por sete anos no país.

O menu do restaurante é dividido em sete seções e destaca especialmente a comida de rua tailandesa, conhecida por sua complexidade e sabores surpreendentes. Um dos pratos em destaque é o pla dip, que consiste em fatias de peixe cru marinadas em molho de peixe e temperadas com coentro, alho, pimentas e limão kaffir, servidas com chips de chalota.

A grelha é um equipamento essencial na cozinha do Ping Yang e é utilizada para preparar espetinhos (ping) e cortes maiores (yang). Um dos pratos clássicos é o gai golek, um espetinho de frango marinado em curry caseiro, inspirado na cidade de Pattani, na Tailândia, e feito com uma mistura de pimentas secas, galanga, alho e coentro.

Foto/ Fonte: Ligia Skowronski/Veja SP

O curry é um elemento essencial na culinária tailandesa e aparece em diversas preparações no menu do restaurante. Uma opção é o gaeng kiaw wan hed, um curry verde que envolve uma seleção de cogumelos eryngui, portobello e shiitake, preparado com pimentas frescas, galanga, alho, coentro, pimenta-do-reino branca, sementes de coentro e cominho.

A carne de porco grelhada é destaque no yam som kho moo yang, que combina copa lombo marinada em molhos de soja e ostra, pimenta-do-reino, salada de cítricos e ervas frescas. Já o kho moo yang é a versão da carne de porco grelhada com molho nham jim jaew, feito com tamarindo, açúcar de palmeira e molho de peixe com farinha de arroz tostado, servido com arroz glutinoso.

Foto/ Fonte: Ligia Skowronski/Veja SP

O laab, uma salada típica tailandesa, é preparado com cogumelos eryngui, portobello e shiitake tostados na grelha, misturados com ervas frescas, farinha de arroz tostado e temperos como molho de soja, limão, açúcar de palmeira e pimenta seca. O prato é conhecido por seu sabor picante e pode ser bastante ardido.

Como sobremesa, o restaurante oferece o kanom tom, que consiste em bolinhos de cocada servidos com calda de leite de coco e salpicados com gergelim. É uma opção refrescante para encerrar a refeição.

Foto/ Fonte: Ligia Skowronski/Veja SP

Apesar da qualidade da comida, o serviço do restaurante pode apresentar algumas falhas, como demora na acomodação dos clientes e atendimento que poderia ser mais gentil. Portanto, é recomendável fazer reservas com antecedência.

O Ping Yang Thai Bar & Food proporciona aos clientes uma viagem gastronômica pela culinária tailandesa, com pratos autênticos e sabores plurais que combinam acidez, amargor, doçura e picância característica do país do Sudeste Asiático.