Blanc Singulier é o champagne ruinart que revela a transformação climática - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Blanc Singulier é o champagne ruinart que revela a transformação climática

Ruinart, a renomada casa francesa de Champagne, lançou recentemente um novo cuvée chamado Blanc Singulier, que serve como uma prova do impacto das mudanças climáticas na região de Champagne, na França. Este é o primeiro novo cuvée a ser lançado pela Ruinart em duas décadas. Nos últimos dez anos, as uvas Chardonnay da região experimentaram uma evolução no perfil aromático devido às mudanças nas condições climáticas.

Blanc Singulier, especificamente o Blanc Singulier Édition 18, marca o lançamento inaugural desta coleção. É nomeado após o ano de 2018, que foi particularmente quente em Champagne, caracterizado por níveis recordes de sol e chuvas reduzidas em comparação com os anos anteriores. Segundo Ruinart, o cuvée foi elaborado para mostrar as variações anuais nas condições climáticas observadas em seus vinhedos.

Frédéric Panaïotis, o Ruinart Cellar Master, afirmou em um comunicado de imprensa que “Ruinart Blanc Singulier cuvée foi concebido como uma testemunha das variações climáticas que observamos a cada ano nas vinhas.” A casa de Champagne reconhece que a uva Chardonnay, uma variedade de maturação precoce, foi diretamente influenciada pelas mudanças climáticas, resultando em uma mudança em seu perfil aromático na última década, com maior ênfase em sabores frutados e picantes.

Este cuvée 100% Chardonnay é descrito como o resultado de uma abordagem de vinificação inovadora, misturando 80% dos vinhos base de 2018 com 20% de vinhos de reserva. O cuvée envelhece três anos em vez dos habituais dois, com metade dos vinhos de reserva envelhecidos em barricas de carvalho e a outra metade em cubas de inox. As sucessivas edições do Blanc Singulier serão lançadas em anos marcados por condições climáticas atípicas.

Ruinart manteve sua embalagem tradicional para esta coleção. Blanc Singulier Édition 18 está alojado na garrafa de vidro curvo da maison (Verallia), inspirada nas primeiras garrafas de Champagne do século XVIII. A garrafa de 75cl pesa 900g. As rolhas são provenientes da Amorim e Relvas em Portugal, enquanto os muselets vêm da ICAS, e as tampas são fornecidas pelo Grupo RMD. No entanto, o rótulo, produzido pela Multi Color Corporation na Itália, quebra a tradição com sua forma retangular em vez de oval. Ele utiliza Fasson Pure Cotton Extra White da Avery Dennison e é estampado a quente em preto. A Smurfit Kappa fornece as caixas de transporte em cartão.

No início deste ano, Ruinart introduziu uma plataforma de transparência focada no consumidor. A plataforma visa fornecer aos consumidores finais mais informações sobre os produtos da Ruinart, incluindo detalhes sobre seus vinhedos, o processo de produção de Champagne e informações de embalagem e logística.