Ferrari traz potência e exclusividade em cada detalhe nos novos SF90
A Ferrari SF90 XX Stradale é uma estreia impressionante da renomada marca italiana, combinando desempenho excepcional com exclusividade. Com apenas 799 unidades produzidas, este carro esportivo de alta potência promete entusiasmar os entusiastas da Ferrari em todo o mundo. Além disso, a Ferrari também lançou uma versão conversível chamada SF90 XX Spider, ainda mais exclusiva, limitada a apenas 599 unidades.
O SF90 XX Stradale e o SF90 XX Spider são baseados no SF90 Stradale “normal”, mas com modificações significativas para aprimorar seu desempenho. Ambos os modelos mantêm o motor 4.0 V8 biturbo auxiliado por três motores elétricos, dois no eixo dianteiro e um entre o motor e a transmissão. No entanto, a potência total aumentou para impressionantes 1.030 cv no SF90 XX Stradale, em comparação com os 986 cv do SF90 Stradale convencional.
O motor V8 do SF90 XX Stradale produz sozinho 797 cv, graças a melhorias como novos pistões, aprimoramentos na câmara de combustão, polimento dos dutos de admissão e escape, aumento na taxa de compressão e a remoção do sistema secundário de ar, resultando em uma redução de peso de 3,5 kg. Os motores elétricos também foram atualizados para fornecer um total de 233 cv, enquanto a capacidade da bateria permanece em 7,9 kWh.
Uma das principais novidades é a função de boost, que utiliza os motores elétricos para fornecer potência adicional ao sair das curvas. Essa função está disponível no modo de condução Qualifying e pode reduzir os tempos de volta no circuito de Fiorano em 0,25 segundo. A bateria tem energia suficiente para fornecer até 30 desses aumentos de potência. A transmissão continua sendo uma unidade de dupla embreagem de oito marchas, com um software revisado que adiciona um som semelhante ao escapamento durante as trocas de marcha em alta rotação.
Tanto o SF90 XX Stradale quanto o SF90 XX Spider alcançam a impressionante marca de 100 km/h em apenas 2,3 segundos e têm velocidade máxima de 320 km/h. Para lidar com todo esse poder, a Ferrari aprimorou o sistema de frenagem, incluindo pinças dianteiras redesenhadas com melhor resfriamento e rotores traseiros maiores. Um novo controlador ABS EVO trabalha em conjunto com o sensor 6W-CDS para calcular a distribuição adequada da frenagem, com base na estimativa da velocidade do veículo.
O design do SF90 XX Stradale foi ajustado para uma aparência mais agressiva e aerodinâmica. Um difusor dianteiro maior direciona o ar sob o carro, canalizando o fluxo para a parte inferior da carroceria redesenhada. Isso resulta em um aumento de mais de 45 kg de downforce a 250 km/h em comparação com o modelo normal. A parte traseira recebeu atenção especial, com a adição de dutos de ar e uma asa fixa, sendo o primeiro modelo de rua da Ferrari desde a F50 a apresentar uma asa fixa de série. Essas mudanças geram um total de 530 kg de downforce a 250 km/h.
No interior, as alterações são mais sutis. O SF90 XX possui um painel de instrumentos revestido em Alcantara e uma abundância de acabamentos em fibra de carbono, transmitindo uma sensação de esportividade e luxo. O seletor de marchas foi reposicionado para uma melhor ergonomia, enquanto os assentos têm um design aparentemente contínuo, mas com uma seção elástica que permite o ajuste do encosto.
O SF90 XX Spider é essencialmente idêntico ao SF90 XX Stradale, exceto pelo fato de que pode ser convertido em um conversível em apenas 14 segundos. No entanto, essa conversão resultou na perda de algumas das passagens de ar na parte traseira.
Em resumo, o Ferrari SF90 XX Stradale e o SF90 XX Spider são carros esportivos extremamente potentes e exclusivos, projetados para oferecer um desempenho excepcional tanto nas pistas quanto nas ruas. Com sua combinação de tecnologia avançada, design aerodinâmico e luxuoso interior, esses modelos certamente cativarão os amantes de supercarros em todo o mundo.