Inhotim abre galeria exclusiva para Yayoi Kusama para uma imersão na arte além dos limites - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Inhotim abre galeria exclusiva para Yayoi Kusama para uma imersão na arte além dos limites

O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, inaugurou recentemente uma nova galeria permanente dedicada exclusivamente à renomada artista japonesa Yayoi Kusama. A galeria, que é a 20ª galeria do instituto, ocupa uma área de 1.400 metros quadrados e está situada próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas, no Eixo Laranja.

O espaço da galeria foi cuidadosamente planejado, com um jardim inspirado em um jardim tropical multicolorido. Para criar essa atmosfera, mais de quatro mil bromélias foram plantadas, juntamente com plantas da família Marantacea, conhecidas por suas folhas pintadas à mão. Além disso, as pedras usadas na área do jardim estão apontadas em direção ao Japão, país natal de Yayoi Kusama.

Local foi concebido também como um amplo espaço de espera, preparação e convívio | Crédito: Ícaro Moreno

A galeria abriga duas obras imersivas da artista. A primeira, intitulada “I’m Here, But Nothing” (2000), cria um ambiente doméstico iluminado por luz negra, onde objetos como sofá, televisão, mesa, cadeiras, porta-retratos e tapetes, assim como as paredes, estão cobertos por adesivos de tinta fluorescente. Os pontos coloridos brilham sob a luz ultravioleta, transformando o espaço de forma surpreendente.

A segunda obra, chamada “Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009), é uma criação de Yayoi Kusama aos 80 anos. Ela proporciona uma experiência imersiva em que o espectador é transportado para um universo diferente do mundo exterior, com a ajuda de lanternas penduradas.

“Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009) | Crédito: Paul Stocum

Ambas as obras exploram o conceito da auto-obliteração, uma temática que Kusama investiga há décadas em seu trabalho artístico. Ela busca dissolver o individualismo e buscar uma comunhão com o universal, desfazendo os limites entre obra de arte, espaço, corpo e paisagem, como explica Douglas de Freitas, curador do Inhotim.

Vale ressaltar que essas não são as únicas obras de Yayoi Kusama em exibição no Inhotim. O museu também apresenta o “Narcissus Garden Inhotim” (2009), uma instalação composta por 750 esferas de aço inoxidável dispostas sobre um espelho d’água, que faz referência ao mito de Narciso.

Paisagismo da galeria conta com quatro mil bromélias e caminho de pedras em projeto de jardim tropical | Crédito: Ícaro Moreno

O Instituto Inhotim é conhecido como o maior museu a céu aberto do mundo, com mais de 700 obras de arte contemporânea integradas à natureza em uma área de 140 hectares. A nova Galeria Yayoi Kusama está localizada no Eixo Laranja, G24, do instituto, na Rua B, 20, em Inhotim, Brumadinho, MG. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Os ingressos custam R$ 50 (inteira), e crianças de até cinco anos têm entrada gratuita.

 

* Imagem de Destaque: “I’m Here, But Nothing” (2000) | Crédito: Daniel Mansur