Buffalo Trace apresenta sua Coleção Experimental de Bourbon Turfado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Buffalo Trace apresenta sua Coleção Experimental de Bourbon Turfado

A Destilaria Buffalo Trace, famosa por sua produção de bourbon em Kentucky, lançou a Coleção Experimental, uma série de experimentos com sua receita tradicional de bourbon. Essa coleção é caracterizada pela busca por sabores únicos e diferentes, saindo dos padrões convencionais. A destilaria produz essas expressões em quantidades limitadas e sem um cronograma fixo.

Um exemplo da Coleção Experimental de 2021 foi a incursão da Buffalo Trace no mundo do baijiu, uma bebida chinesa. Eles destilaram sorgo e ervilhas, principais ingredientes do baijiu, e envelheceram o destilado em três barris de carvalho diferentes: não carbonizado, carbonizado e torrado. Os sabores resultantes foram muito distintos e ofereceram uma experiência fora do comum.

Na 26ª iteração da Coleção Experimental, a Buffalo Trace decidiu substituir o malte turfado defumado pela cevada tradicional em sua receita de bourbon direto do Kentucky. O líquido resultante foi envelhecido por nove anos e cinco meses em barris de carvalho branco carbonizados da Independent Stave Company. O resultado foi o Buffalo Trace Peated Bourbon, um bourbon renomado mundialmente, porém com um sutil toque defumado. É como se você tomasse um gole de Blanton enquanto sente o aroma do churrasco do seu vizinho.

O destilador mestre da Buffalo Trace, Harlen Wheatley, enfatiza que a Coleção Experimental não se trata de quebrar as regras do bourbon. A maioria dos experimentos realizados permanece dentro dos limites dos métodos tradicionais de fabricação de uísque. A destilaria conduz essa pesquisa para entender melhor as variáveis que afetam os perfis finais de sabor.

Quanto à quantidade de malte turfado usado na receita do Peated Bourbon, Wheatley não revela a proporção exata, mas menciona que foi uma quantidade considerável, levando em conta o impacto no sabor. Ele afirma que o experimento teve sucesso, pois o sabor passou pela destilação sem se tornar insuportável. Embora o Peated Bourbon seja considerado um experimento pela Buffalo Trace, Wheatley não descarta a possibilidade de torná-lo um membro permanente do portfólio da destilaria, caso haja demanda dos fãs.

 

Devido à produção limitada da Coleção Experimental, todas as expressões são embaladas em frascos de 375ml e disponíveis em quantidades extremamente limitadas. O preço sugerido para o Buffalo Trace Experimental Collection Peated Bourbon é de US $47, porém, é provável que seja necessário pagar mais caso queira encontrar uma garrafa.