Conheça a BMW CE 02, uma moto elétrica revolucionária para jovens urbanos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça a BMW CE 02, uma moto elétrica revolucionária para jovens urbanos

A BMW Motorrad, conhecida fabricante de motocicletas, expandiu sua linha de veículos elétricos com o lançamento da CE 02, uma moto especialmente projetada para atrair o público jovem. Essa adição se junta ao scooter elétrico CE 04, como parte da estratégia de eletrificação da empresa alemã. A CE 02, que foi inicialmente apresentada como um conceito em 2021, foi desenvolvida para ser um veículo dinâmico, ideal para uso urbano.

Em termos de tamanho, a BMW CE 02 se assemelha a um scooter de 125 cc, mas possui rodas maiores, conferindo-lhe uma aparência mais robusta e proporcionando maior estabilidade durante a pilotagem em diversos tipos de terreno. A BMW a descreve como uma moto “agradável e ágil”.

 

A moto elétrica CE 02 está disponível em duas opções de motor. A primeira opção é um motor de 3,2 kW, que atinge uma velocidade máxima de 45 km/h. A segunda opção é um motor de 11 kW, capaz de alcançar uma velocidade máxima de 95 km/h, permitindo viagens mais longas.

 

A CE 02 vem com um carregador externo de série, com potência de até 0,9 kW, que permite recargas em tomadas convencionais. A versão de 11 kW da moto leva cerca de 5 horas para carregar completamente, enquanto a versão de 4 kW leva pouco mais de 3 horas. A BMW também oferece como opcional um carregador mais potente, de 1,5 kW, como parte do pacote Highline.

A BMW destaca que a CE 02 oferece excelente agilidade na condução devido ao seu baixo peso, pesando apenas 132 kg na versão de 11 kW e 119 kg na versão de 4 kW. Além disso, a moto possui uma baixa altura de assento de apenas 750 mm.

A estrutura do chassi da CE 02 é feita de aço tubular resistente à torção, com um design de circuito duplo. A moto possui garfo telescópico hidráulico na suspensão dianteira e amortecedor de articulação direta na suspensão traseira. As rodas são feitas de liga leve com design de disco e estão equipadas com pneus de perfil largo. Os freios são a disco, mas o sistema de freios ABS está disponível apenas na roda dianteira.

A moto elétrica CE 02 possui dois modos de pilotagem padrão: Flow e Surf. O modo Flow oferece uma configuração mais adequada para o trânsito urbano, enquanto o modo Surf torna a moto mais dinâmica. Há também um modo de pilotagem opcional chamado Flash, que proporciona uma condução mais esportiva e dinâmica, disponível como parte do pacote Highline da BMW Motorrad.

Em termos de eletrônica, a CE 02 vem com controles de estabilidade e assistência à ré. Outros recursos incluem um painel com tela TFT de 3,5 polegadas com conectividade Bluetooth, chave presencial, iluminação totalmente em LED e um carregador USB-C para dispositivos móveis.

Na Itália, os preços da BMW CE 02 começam em 7.750 euros, o que equivale a cerca de R$ 41 mil em conversão direta. A moto será lançada nas próximas semanas no mercado europeu, e a BMW ainda está avaliando se a disponibilizará ou não no mercado brasileiro. Atualmente, a mais recente aposta da fabricante alemã para o mercado brasileiro é o C 400 X, um scooter que chegará às concessionárias no segundo semestre.