Descubra a beleza da natureza, trabalhada com cuidado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra a beleza da natureza, trabalhada com cuidado

A L’Occitane en Provence, renomada marca francesa de cosméticos e fragrâncias, vem desenvolvendo novas variedades de lavanda para preservar o cultivo dessa emblemática planta na região de Provence. A lavanda é um símbolo da Provence e é muito utilizada em cartões postais, valorizando as paisagens da famosa Côte d’Azur. É também um ingrediente chave nos cosméticos e produtos de aromaterapia da L’Occitane en Provence devido às suas propriedades.

A marca tem uma forte ligação com a lavanda há mais de 40 anos. Eles contribuíram para estabelecer o rótulo “Fine Lavender from Haute Provence”, que garante a qualidade e originalidade da lavanda usada em suas fórmulas. A espécie de lavanda usada, Lavandula Angustifolia ou “True Lavender”, é cultivada a partir de sementes em vez de ramos. Cada planta possui um gene próprio responsável pelo aroma único e pela preservação da identidade, riqueza e benefícios da flor.

Impulsionada por seu compromisso socioambiental, a L’Occitane en Provence monitora de perto os impactos do aquecimento global na flora e na fauna da Riviera Francesa. Eles prestaram atenção especial à sensibilidade da lavanda às mudanças climáticas, o que tornou o cultivo mais desafiador. Além disso, pragas como as cigarras infestam a lavanda com bactérias que retardam seu processo de crescimento. Nos últimos anos, os agricultores locais pararam de cultivar a lavanda original devido a essas dificuldades, colocando em risco a especiaria da Riviera Francesa.

Há nove anos, a multinacional francesa se comprometeu a buscar formas de manter a longevidade da lavanda na região por meio de parcerias e assistência aos produtores locais. Eles estabeleceram o Lavender Endowment Fund, um fundo de doação para a preservação da lavanda. Este investimento apoia também o programa Green & Lavandes, que visa adaptar os métodos de produção aos desafios ambientais e criar novas variedades de alfazema.

O objetivo é produzir uma planta híbrida com genética mais resistente a fatores externos. Os novos processos envolvem o cruzamento de plantas da mesma espécie, mas com características diferentes. Um dos resultados é a criação da lavanda branca, uma variante da lavanda roxa com propriedades semelhantes. A introdução desta variante ajuda na renovação da biodiversidade da lavanda na Provença.