Itália inaugura trem de alta velocidade ligando Roma e Pompeia em viagem de menos de 3 horas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Itália inaugura trem de alta velocidade ligando Roma e Pompeia em viagem de menos de 3 horas

Frecciarossa 1000 é um trem emocionante e veloz que foi inaugurado na Itália como o tão aguardado trem de alta velocidade que conecta diretamente Roma, a capital italiana, ao famoso sítio arqueológico de Pompeia, no sul do país. Batizado como “Frecciarossa 1000”, o trem é uma verdadeira maravilha da tecnologia ferroviária, sendo capaz de atingir incríveis 400 km/h, proporcionando aos passageiros uma viagem rápida e confortável.

A viagem no Frecciarossa 1000 oferece diversas opções de serviço, desde a categoria padrão até a classe executiva, garantindo que os passageiros possam escolher o nível de conforto que desejam desfrutar durante a jornada. Seja qual for a escolha, a viagem promete ser emocionante e cheia de descobertas.

A operadora de trens Trenitalia disponibilizou horários convenientes para os viajantes. A partida da estação Roma Termini está programada para as 8h53, com uma rápida parada em Nápoles às 10h03, sem a necessidade de trocar de veículo. O destino final é a estação de Pompeia, onde os passageiros podem desembarcar por volta das 10h40. Para o retorno, o trem parte de Pompeia às 18h40, fazendo uma parada em Nápoles às 19h23 e chegando a Roma Termini às 20h55. É importante ressaltar que os trajetos ocorrem nos terceiros domingos dos meses.

A inauguração da conexão contou com a presença ilustre da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e do Ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano. Ambos enfatizaram a importância desse empreendimento para a valorização do patrimônio cultural da Itália. Pompeia, localizada na região da Campânia, é um dos destinos turísticos mais populares do país e é reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, juntamente com o sítio arqueológico de Herculano. A cidade foi tragicamente soterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., preservando suas ruas, anfiteatros, vilas e templos, que hoje podem ser visitados pelos turistas, oferecendo uma verdadeira viagem no tempo.

Pompeia é uma joia arqueológica que encanta turistas de todo o mundo. Com a nova conexão de trem de alta velocidade, tornou-se ainda mais acessível para os viajantes que desejam explorar sua rica história e caminhar pelas ruas que foram congeladas no tempo após a erupção do Vesúvio. Além disso, a oportunidade de visitar Herculano, também reconhecida pela UNESCO, torna essa viagem de trem uma experiência enriquecedora e única.

Com o lançamento do Frecciarossa 1000, a Itália proporciona aos viajantes uma jornada inesquecível entre a modernidade dos trens de alta velocidade e a rica história representada pelas ruínas de Pompeia e Herculano. Essa emocionante conexão certamente se tornará uma escolha popular para os turistas que desejam explorar o patrimônio cultural do país e vivenciar uma viagem no tempo por uma das mais fascinantes cidades antigas do mundo.