Buffalo Trace lança o inovador Bourbon Daniel Weller Emmer Wheat com trigo egípcio raro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Buffalo Trace lança o inovador Bourbon Daniel Weller Emmer Wheat com trigo egípcio raro

A Buffalo Trace Distillery, famosa por sua produção de excelentes bourbons, está lançando uma nova linha experimental de uísques chamada Daniel Weller, que apresenta um ingrediente incomum e histórico: o trigo Emmer, uma das cepas mais antigas e raras. Esse bourbon de trigo é envelhecido por quase 12 anos, proporcionando um sabor único e distinto.

O trigo Emmer é um grão egípcio antigo que raramente é visto em alambiques modernos, sendo mais comumente utilizado para fazer cerveja e pão. No entanto, a Buffalo Trace decidiu experimentar essa cepa esquecida para ver como ela se comportaria em seu bourbon de trigo. O destilador mestre da destilaria, Harlen Wheatley, liderou o projeto e afirmou que o trigo Emmer adiciona um sabor ligeiramente diferente ao bourbon, mas delicioso, que o diferencia dos outros uísques Weller já lançados.

O Daniel Weller Emmer Wheat é engarrafado a 94 graus e possui um rico perfil de degustação. Seu aroma oferece notas frescas e de nozes, com nuances de casca de laranja, avelã, canela e caramelo. No paladar, é uma mistura equilibrada de carvalho ousado, mel doce e frutas do pomar, culminando em um acabamento complexo de carvalho, especiarias assadas e notas de couro.

O uísque recebe o nome de Daniel Weller, avô de WL Weller, que, segundo a história, começou a fazer uísque em Kentucky após lutar na Guerra Revolucionária e estabelecer-se às margens do rio Ohio em 1794. A linha experimental de bourbon de trigo Daniel Weller é uma homenagem ao pioneirismo de Daniel e busca explorar novos territórios no mundo do bourbon.

O novo uísque foi destilado no EH Taylor, Jr. Microstill, um equipamento projetado sob medida por Harlen Wheatley durante dois anos. Essa combinação de pote e coluna permite à equipe experimentar lotes muito pequenos sem comprometer a produção principal.  O lançamento do Daniel Weller Emmer Wheat está disponível através da rede de distribuidores da Buffalo Trace, com o preço de $ 500 por garrafa de 750 ml. A Buffalo Trace Distillery tem planos de continuar experimentando diversos aspectos, desde grãos e barris até técnicas e envelhecimento, em busca de produzir o melhor uísque do mundo. O lema da destilaria é “Honrar a tradição, abraçar a mudança”, refletindo sua dedicação em inovar e criar uísques únicos e excepcionais para os apreciadores de todo o mundo.